Relatório do Grupo de Trabalho do 18º Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química, realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2021 em Gramado-RS – ENBEQ 2021

Nitz, Marcello ; Frankenberg, Claudio Luis C. ; Jr, Ivanildo J Silva

Resumo:

A Resolução n. 2, de 24 de abril de 2019, instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que orientam para que os projetos pedagógicos de curso sejam desenvolvidos a partir de competências desejadas para os seus egressos. Especifica-se que o egresso tenha formação humanista, reflexiva e crítica, além dos atributos técnicos já esperados. As DCNs orientam também para que os projetos contemplem atividades interdisciplinares e que estas procurem combinar as “hard e soft skills”, adotando-se estratégias de aprendizado ativo e projetos de extensão (BRASIL, 2019).

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DOI: 10.5151/9786555503708-06

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 7,
  • de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior
  • Brasileira.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 2,
  • de 24 de abril de 2019. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação
  • em Engenharia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF,
  • Seção I, p. 43, 26 abr. 2019.
Como citar:

Nitz, Marcello; FRANKENBERG, Claudio Luis C.; Jr, Ivanildo J Silva; "Relatório do Grupo de Trabalho do 18º Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química, realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2021 em Gramado-RS – ENBEQ 2021", p. 102-108. Educação em engenharia química no Brasil: reflexões, desafios e caminhos a partir do ENBEQ 2023 - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503708, DOI 10.5151/9786555503708-06