Os Grupos de Trabalho sobre o Ensino em Engenharia Química e as temáticas em destaque durante o ENBEQ 2023
Lins de Albuquerque, Édler ; Jr, Ivanildo J Silva ; Jesus, Luís Filipe Freitas da Silva de
Resumo:
O 19º Encontro Nacional sobre o Ensino de Engenharia Química (ENBEQ 2023) reuniu profissionais e acadêmicos para dar continuidade às discussões iniciadas no ENBEQ 2021, com foco em temas cruciais como as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a curricularização da extensão nos cursos de Engenharia Química. Neste evento, por meio dos Grupos de Trabalho (GTs), discutiu-se os desafios e possíveis soluções para a implementação de currículos baseados em competências, desenvolvimento de estratégias para aprimorar a formação e o aperfeiçoamento técnico e o papel dos conselhos profissionais nestas questões. Foram, deste modo, realizadas atividades que exploraram tópicos como a construção de currículos, a extensão acadêmica e o desenvolvimento de novos planos didáticos, oferecendo um panorama abrangente e aprofundado sobre as transformações no ensino de Engenharia Química e seus desafios. Neste capítulo, serão apresentadas as atividades desenvolvidas nos GTs, discussões e conclusões dos trabalhos destes, onde se buscou não apenas discutir a eficácia das soluções propostas, mas também consolidar os avanços já discutidos, assegurando a continuidade e sua aplicação prática, culminando na proposição pela ABEQ para estruturar um Fórum Contínuo para a manutenção dos trabalhos envolvendo a educação em engenharia química.
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DOI: 10.5151/9786555503708-05
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Como citar:
LINS DE ALBUQUERQUE, Édler; Jr, Ivanildo J Silva; JESUS, Luís Filipe Freitas da Silva de; "Os Grupos de Trabalho sobre o Ensino em Engenharia Química e as temáticas em destaque durante o ENBEQ 2023", p. 82-101. Educação em engenharia química no Brasil: reflexões, desafios e caminhos a partir do ENBEQ 2023 - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503708, DOI 10.5151/9786555503708-05