Programa de webinars do 19⁰ ENBEQ: compartilhando experiências de ensino e extensão em Engenharia Química como preparação ao encontro presencial
Mendes Santos, Vanessa ; Soeiro Suppino, Raphael ; Hallak Dangelo, José Vicente
Resumo:
Este capítulo apresenta os principais pontos discutidos previamente ao 19⁰ Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (19⁰ ENBEQ), por meio de um programa de webinars, iniciado no fim de 2022 e sucedendo-se ao longo do ano de 2023, antecedendo-se à realização do Encontro presencial ocorrido em Salvador (BA). Cada webinar foi desenhado com uma abordagem direcionada à melhor compreensão de dois grandes eixos norteadores dos novos currículos dos cursos de engenharia, previamente estabelecidos: A “Curricularização da Extensão (PNE 2014-2024)” e “As Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia (2019)”, além de apontar caminhos para a valorização das atividades de ensino e o fortalecimento da pesquisa nessa área. As atividades tiveram como objetivo estimular, direta e indiretamente, a comunidade acadêmica na discussão destes temas e no compartilhamento de experiências, visando potencializar os resultados do encontro presencial. Esta iniciativa se mostrou exitosa uma vez que permitiu unir profissionais de diferentes instituições, dando visibilidade aos desafios impostos ao compartilhar anseios e experiências, e trouxe insights sobre a estruturação do evento presencial.
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DOI: 10.5151/9786555503708-04
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Como citar:
MENDES SANTOS, Vanessa; SOEIRO SUPPINO, Raphael; HALLAK DANGELO, José Vicente; "Programa de webinars do 19⁰ ENBEQ: compartilhando experiências de ensino e extensão em Engenharia Química como preparação ao encontro presencial", p. 68-81. Educação em engenharia química no Brasil: reflexões, desafios e caminhos a partir do ENBEQ 2023 - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503708, DOI 10.5151/9786555503708-04