Qualidade dos PPGs da engenharia química à luz das avaliações quadrienais da CAPES

Calado, V. ; Dariva, C.

Resumo:

Este capítulo apresenta uma análise abrangente da evolução e dos desafios enfrentados pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Engenharia Química no Brasil, inseridos na Área de Engenharias II da CAPES. A partir de um resgate histórico do Sistema Nacional de Pós-Graduação, discute-se a consolidação dos critérios de avaliação adotados pela CAPES ao longo das décadas, enfatizando o contínuo aperfeiçoamento metodológico e a busca pela excelência acadêmica. São examinados dados sobre a distribuição geográfica, crescimento, desempenho acadêmico e científico dos PPGs acadêmicos e profissionais, evidenciando avanços, assimetrias regionais e lacunas estruturais. O capítulo destaca ainda as mudanças recentes no sistema de avaliação, com foco na qualidade da formação, impacto social e internacionalização. Também são abordadas tendências futuras, como a valorização de processos híbridos de ensino, aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e novas métricas para avaliar impacto e relevância.

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DOI: 10.5151/9786555503708-02

Referências bibliográficas
  • CAPES – Catálogo de Atos Administrativos. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=16843. Acesso em: 28 ago. 2025.
  • Patrus, Roberto; Shigaki, Helena Belintani; Dantas, Douglas Cabral. Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-lo: distorções da avaliação da pós-graduação no Brasil à luz da história da Capes. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 4, Rio de Janeiro, out./dez. 2018.
Como citar:

CALADO, V.; DARIVA, C.; "Qualidade dos PPGs da engenharia química à luz das avaliações quadrienais da CAPES", p. 22-39. Educação em engenharia química no Brasil: reflexões, desafios e caminhos a partir do ENBEQ 2023 - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503708, DOI 10.5151/9786555503708-02