Os cursos de engenharia química no Brasil – uma análise com base nos microdados do INEP

Santos, Victor de Pádua ; Toreta, Roberta Albanez ; França, Lia Pedreira de Freitas ; Nitz, Marcello

Resumo:

O presente capítulo baseia-se nos microdados do INEP, extraídos do censo da educação superior entre 2016 e 2023 e nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, de 2023. Os dados foram extraídos para uma planilha Power BI de modo que os filtros utilizados permitissem analisar a situação dos cursos de engenharia e engenharia química do Brasil em termos de número de instituições, de cursos, de alunos ingressantes e matriculados, de desempenho no ENADE e de percepção dos estudantes. Com isso, é possível entender as tendências e fazer projeções futuras com relação à formação de profissionais. Isso é importante para as instituições de educação superior, para os responsáveis por políticas públicas e para os empregadores, que dependem desses profissionais para crescer e inovar em suas atividades.

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DOI: 10.5151/9786555503708-01

Referências bibliográficas
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Como citar:

SANTOS, Victor de Pádua; TORETA, Roberta Albanez; FRANÇA, Lia Pedreira de Freitas; Nitz, Marcello; "Os cursos de engenharia química no Brasil – uma análise com base nos microdados do INEP", p. 12-21. Educação em engenharia química no Brasil: reflexões, desafios e caminhos a partir do ENBEQ 2023 - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503708, DOI 10.5151/9786555503708-01