Assessoria de comunicação às afroempreendedoras da Feira Preta de Teresina-PI
Barros, Carlos Henrique da Silva ; Braga, Iara Mesquita da Silva
Resumo:
A comunicação é crucial para empreendimentos em um mercado competitivo e diversificado, especialmente no cenário pós-pandemia, que exige uma presença significativa nas redes sociais. No contexto dos empreendimentos informais e periféricos, como os geridos por mulheres negras nas periferias, a falta de recursos e acesso limitado as tecnologias intensifica as dificuldades na comunicação. Este estudo teve como objetivo geral investigar como as afroempreendedoras da Feira Preta constroem a identidade visual e utilizam as redes sociais para promover e vender seus produtos. Especificamente, busca-se compreender o funcionamento desses empreendimentos e desenvolver uma assessoria de comunicação que atenda suas necessidades. O método aplicado foi a pesquisa-ação, por ser um modelo que permitiu a realização deste trabalho, integrando conhecimentos técnicos de comunicação e marketing às realidades do grupo. A relevância acadêmica reside na aplicação de técnicas de marketing alinhadas com as práticas reais dessas empreendedoras, promovendo a troca de saberes entre academia e comunidade. A fundamentação teórica foi construída com base no estudo bibliográfico, incluindo autores como Dornellas (2016), Kotler (2019), Braga (2020), Gohn (2022), Sousa (2024) e outros autores. Como resultado, para além do realinhamento visual da marca Feira Preta Piauí conforme os ideais defendidos pelas afroempreendedoras, pode-se afirmar que por meio da realização desse trabalho e da convivência com as mulheres pretas e empoderadas houve uma reconexão identitária enquanto estudante de moda, preto, piauiense e profissional.
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DOI: 10.5151/9786555503685-24
Referências bibliográficas
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- Revista UNINTER de Comunicação, vol. 11, n. 18, novembro de 2023, p. 144-73. Disponível
- em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/
- view/904/5 66. Acesso em: 31 jul. 2024.
Como citar:
BARROS, Carlos Henrique da Silva; BRAGA, Iara Mesquita da Silva; "Assessoria de comunicação às afroempreendedoras da Feira Preta de Teresina-PI", p. 312-324. CIMEC - 1º Congresso Internacional de Moda & Economia Criativa. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503685, DOI 10.5151/9786555503685-24