Cibercultura e ensino EaD: aliados da economia criativa em Moçambique
Ribas, Quézia Elisama ; Neto, Walter Dutra Silveira ; Novelli, Daniela
Resumo:
O presente artigo visou identificar como a cibercultura e o Ensino à Distância (EaD) contribuem para o desenvolvimento da economia criativa em uma comunidade em vulnerabilidade social em Moçambique. O método foi o estudo de caso, com a Cooperativa Kanimambo, um grupo de empreendedoras da economia criativa, que reúne-se semanalmente para aprender técnicas de costura na modalidade EaD. A abordagem do estudo foi qualitativa e descritiva, tendo como procedimentos utilizados a revisão bibliográfica tradicional e a jornada do usuário. Quanto aos principais resultados, o estudo revela que a cibercultura e o EaD contribuem para a evolução da execução da costura nos produtos desenvolvidos e comercializados pelas empreendedoras. Percebeu-se também que a experiência com vídeos de costura no site Youtube auxilia não apenas na evolução da execução da técnica da costura, mas na inserção ao EaD, mediante uma experiência positiva de aprendizado. Finalmente, observa-se como a conexão em rede supre a necessidade de professores presenciais, oferecendo acesso, sem restrições geográficas, ao aprendizado com videoaulas de professores brasileiros. Desta forma, a costura permanece sendo explorada como potencial produtivo dentro da economia criativa por meio do EaD e da cibercultura.
70 downloads
DOI: 10.5151/9786555503685-22
Referências bibliográficas
- SILVA, Mary Aparecida. Métodos e técnicas de pesquisa. 2. ed. rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2003.
- SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
- YUNUS, M. Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar
- os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Como citar:
RIBAS, Quézia Elisama; NETO, Walter Dutra Silveira; NOVELLI, Daniela; "Cibercultura e ensino EaD: aliados da economia criativa em Moçambique", p. 284-297. CIMEC - 1º Congresso Internacional de Moda & Economia Criativa. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503685, DOI 10.5151/9786555503685-22