Da base ao topo: desigualdade de gênero nas lideranças de moda
Leal, Mariana Alves ; Duarte, Gabriela Garcez
Resumo:
Este estudo analisa as lideranças femininas na moda, com foco na desigualdade de gênero que permeia o setor no cenário nacional e internacional. A pesquisa utiliza como metodologia referências bibliográficas que ampliam a visão nos campos da moda, gênero e classe, além de relatórios e reportagens. Por meio dos dados obtidos, traçamos um panorama entre os cenários europeu e brasileiro para investigar como essas disparidades se manifestam em diferentes contextos culturais e econômicos. No universo europeu, buscamos entender como as sucessões acontecem em dois dos maiores conglomerados de moda e como a figura masculina faz sombra do sucesso de grandes criadoras da alta costura. Em seguida, mudamos o olhar para o cenário nacional e focamos em criadoras negras que são destaque, como Kel Ferey e Angela Brito. Os resultados evidenciam como estruturas históricas e culturais limitam o acesso de mulheres, especialmente negras e latino-americanas, a posições estratégicas. O estudo conclui propondo a desconstrução de padrões excludentes e a abertura de novos diálogos para uma indústria da moda mais equitativa.
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DOI: 10.5151/9786555503685-21
Referências bibliográficas
- SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular, Fundação
- Perseu Abramo, 2015.
- SANDBERG, Sheryl. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar. São Paulo:
- Companhia das Letras, 2013.
- UNOPS. Relatório Mulheres na Confecção: estudo sobre gênero e condições de trabalho na
- Indústria da Moda. São Paulo: ONU Mulheres Brasil, 2022.
Como citar:
LEAL, Mariana Alves; DUARTE, Gabriela Garcez; "Da base ao topo: desigualdade de gênero nas lideranças de moda", p. 274-283. CIMEC - 1º Congresso Internacional de Moda & Economia Criativa. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503685, DOI 10.5151/9786555503685-21