Design de moda e Jornalismo: o retrato da mulher no período entreguerras

Melano, Isabella ; Silva, Sérgio Antônio ; Santos, Heloisa Nazaré dos

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo analisar como o design de moda refletiu mudanças sociais das mulheres e a função dele na construção das imagens, dos papeis da mulher, conforme retratado pelo jornalismo, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (1914- 1945). Esse período marcou mudanças significativas nos papéis desempenhados pelas das mulheres e também na evolução do vestuário feminino, impulsionadas principalmente pelos desafios e transformações decorrentes das guerras, especialmente na Europa. Durante a Primeira Guerra, muitas mulheres assumiram funções tradicionalmente masculinas, o que acabou resultando em uma revolução no vestuário feminino a partir da introdução de peças mais práticas, como, por exemplo as calças que, após serem apropriadas do vestuário masculino. Estilistas como Coco Chanel captaram esses anseios, introduzindo elementos como a calça pantalona e silhuetas menos estruturadas, alinhadas à estética “Garçonne” e ao estilo das “Flappers”. Essas mudanças não apenas refletiram uma nova realidade, mas também simbolizaram a luta por emancipação e igualdade de gênero. O estudo investiga como o jornalismo retratou e, muitas vezes, influenciou essas transformações, sendo um veículo importante para moldar a percepção social da figura feminina, pela massificação desse novo design de moda feminino, ao mesmo tempo em que refletia as tensões culturais e políticas desse período de profundas mudanças históricas.

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DOI: 10.5151/9786555503685-12

Referências bibliográficas
  • LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas.
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  • Thomson Gale, a part of the Thomson Corporation, 2005.
  • YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Como citar:

MELANO, Isabella; SILVA, Sérgio Antônio; SANTOS, Heloisa Nazaré dos; "Design de moda e Jornalismo: o retrato da mulher no período entreguerras", p. 168-179. CIMEC - 1º Congresso Internacional de Moda & Economia Criativa. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503685, DOI 10.5151/9786555503685-12