O Camp como expressão e subversão no design de moda
Barbosa, Elay Domingos ; Scherrer, Rachel Rios
Resumo:
Em 2019, o tema da principal exposição do Metropolitan Museum of Art em Nova York foi “Camp: Notes on Fashion”, cujo impacto trouxe o camp para um novo público. O Camp é perceptível como sensibilidade, gosto, estilo ou estética, sua existência está vinculada a teatralidade, o esteticismo, artificialidade, exagero, satira, e ironia. Provando-se ser um recurso vital para excentricidade, estigma social, sexualidade não ortodoxa e subversão da identidade de gênero. O artigo se objetiva em apresentar o camp, a partir de uma metodologia bibliografia, analisa pesquisadores do tema e suas percepções de o que é camp. A pesquisa explora o camp agregado ao âmbito da moda e a subversão às convenções típicas de vestuário, de estética e gênero, questionando os padrões sociais em uma linha tênue entre sério e o frívolo, o elegante e extravagante, artificial e natural. Para ilustrar essa afirmação, é analisada a presença camp nos trabalhos de Franco Moschino.
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DOI: 10.5151/9786555503685-08
Referências bibliográficas
- AMOSOVA, Julia. The MET 2019: CAMP / Notes on Fashion. Amosova. New York. 2019. Disponível
- em: <https://amosova.blog/2019/11/10/the-met-camp-notes-on-fashion/>. Acesso
- em: 25 dez. 2024.
- BOOTH, Mark. Campe-To! On the Origins and Definitions of Camp. In: CLETO, Fabio
- (Org.). Camp: queer aesthetics and the performing subject: a reader. Edinburgh: Edinburgh
- University Press, 1999. p. 66-79
- CLETO, Fabio. Camp: queer aesthetics and the performing subject: a reader. Edinburgh:
- Edinburgh University Press, 1999.
Como citar:
BARBOSA, Elay Domingos; SCHERRER, Rachel Rios; "O Camp como expressão e subversão no design de moda", p. 112-127. CIMEC - 1º Congresso Internacional de Moda & Economia Criativa. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555503685, DOI 10.5151/9786555503685-08