Os ODS e o currículo paulista: desafios para reduzir a desigualdade de gênero

Silva, Lenina Vernucci da ; Correa, Cynthia Harumy Watanabe

Resumo:

O artigo é um recorte da pesquisa em andamento em nível de doutorado na linha de Educação, Saúde e Marcadores Sociais da Diferença, do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP). Este artigo visa a relacionar estudos de gênero e sobre identidade de gênero, educação, currículo e uso de mídias sociais, investigando como o currículo paulista da educação básica pode contribuir ou não para o avanço dos direitos humanos das mulheres, sendo que a categoria gênero quase não aparece no currículo (e foi suprimida da Base Nacional Comum Curricular – BNCC). Ademais, embora gênero seja um conceito científico, tem sido alvo de ataques por parte de grupos contrários à sua utilização na escola, por considerá-lo não como ciência, mas de forma equivocada como uma ideologia, por meio da expressão ideologia de gênero.

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DOI: 10.5151/9786555503265-31

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  • arquivos/42_15.HTM?Time=05/07/2023%2007: 54:06
Como citar:

SILVA, Lenina Vernucci da; CORREA, Cynthia Harumy Watanabe; "Os ODS e o currículo paulista: desafios para reduzir a desigualdade de gênero", p. 370-377. Conhecimento para quê? Conhecimento para quem?. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503265, DOI 10.5151/9786555503265-31