Possibilidades inventivas e fissuras: uma análise sobre o processo de subjetivação de jovens que se encontram sob medidas socioeducativas a partir de filmes-cartas

Ary, Carolina ; Troccoli, Grace

Resumo:

Este texto se refere a uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos procedimentos usados foram análises bibliográfica, documental e de conteúdo. Os documentos e os conteúdos analisados caracterizam-se como “filmes-cartas”. A pesquisadora Rúbia Medeiros (2012) compreende o gênero como algo que se origina do ensaio literário e, a partir disso, ganha forma no documentário. No que diz respeito ao conceito de documentário, o autor Bill Nichols (2020) sugere que se configura, entre outras características, como um gênero fílmico que lança mão de um cinema com implicações sociais e visão pessoal, geralmente produzido com registros de imagens de pessoas e acontecimentos que pertencem ao mundo que vivemos. Assim, tratam de pessoas reais que representam e apresentam a si mesmas “em histórias que transmitem uma proposta, ou ponto de vista, plausível sobre as vidas, as situações e os acontecimentos representados” (Nichols, 2020, p. 37).

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DOI: 10.5151/9786555503265-24

Referências bibliográficas
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Como citar:

ARY, Carolina; TROCCOLI, Grace; "Possibilidades inventivas e fissuras: uma análise sobre o processo de subjetivação de jovens que se encontram sob medidas socioeducativas a partir de filmes-cartas", p. 272-281. Conhecimento para quê? Conhecimento para quem?. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503265, DOI 10.5151/9786555503265-24