Lima Barreto e a República “teatral”: desassossegos em torno de um projeto sociocultural enfermo

Loyolla, Dirlenvalder do Nascimento ; Lima, Elizabete Barros de Sousa

Resumo:

Durante toda a sua breve e atribulada existência, Lima Barreto tentou firmar-se como escritor e homem de ideias; humilde e corajosamente, empreendeu vários esforços (inclusive no âmbito financeiro) visando publicar seus trabalhos literários. Inicialmente, o jovem e ambicioso Barreto, interessado em causar sensação com o seu romance de estreia, parecia buscar, na verdade, certo nível de reconhecimento público que alçasse a sua obra ao patamar de objeto de discussão nas rodas literárias do seu tempo. Era imperativo para ele tornar-se um romancista; mas, antes disso, era mais importante ainda tornar-se uma voz influente dentro dos círculos intelectualizados do Rio de Janeiro. Imperativo, de fato, era tornar-se um escritor.

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DOI: 10.5151/9786555503234-06

Referências bibliográficas
  • ORTIZ, Roberto. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001.
  • PRADO, Antonio Arnoni. Lima Barreto: o crítico e a crise. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília:
  • Instituto Nacional do Livro/Ministério da Educação e Cultura, 1976.
  • SAID, Edward W. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. São Paulo:
  • Companhia das Letras, 2005.
Como citar:

LOYOLLA, Dirlenvalder do Nascimento; LIMA, Elizabete Barros de Sousa; "Lima Barreto e a República “teatral”: desassossegos em torno de um projeto sociocultural enfermo", p. 116-135. Lima Barreto na sala de aula: O centro, as margens e outros temas - Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503234, DOI 10.5151/9786555503234-06