Percepção sensório-espacial do ambiente educacional com foco nas pessoas com TEA à luz do Design Universal

Albuquerque, Sheila Rodrigues de ; França, Rebeca Falcão dos Santos Melo ; Costa, Angelina Dias Leão

Resumo:

Muito se tem discutido nas últimas décadas acerca da diversidade de indivíduos com deficiência e sobre sua inclusão nos diversos contextos do espaço físico. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, um dos focos deste artigo, tem demandado recentes estudos por parte de diversos profissionais. Apesar do aumento da visibilidade do TEA por meio das políticas públicas, ainda se sabe pouco a respeito dessa condição, portanto, trabalhar com esse público é desafiador, uma vez que a compreensão sobre as características e necessidades das pessoas com autismo ainda necessita de maiores investigações em diversos campos científicos.

60 downloads

DOI: 10.5151/9786555503203-17

Referências bibliográficas
  • NASCIMENTO, M. I. C et al. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM5.
  • American Psychiatric. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • NESBITT, K. INTRO (org.). Uma nova agenda para arquitetura: antologia teórica 1965-1995.
  • 2014. 2. ed. p. 15-59, São Paulo: COSACNAIF, 2014.
  • PASSOS-BUENO, M. R.; VADASZ, E.; HUBNER, M. M. C. Um retrato do autismo no Brasil.
  • Espaço Aberto. Comportamento, São Paulo, 2015.
Como citar:

ALBUQUERQUE, Sheila Rodrigues de; FRANÇA, Rebeca Falcão dos Santos Melo; COSTA, Angelina Dias Leão; "Percepção sensório-espacial do ambiente educacional com foco nas pessoas com TEA à luz do Design Universal", p. 302-321. Um novo olhar para o projeto 6: a ergonomia no ambiente construído - Vol. 6. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503203, DOI 10.5151/9786555503203-17