Transtorno do espectro autista e o ambiente construído: proposições projetuais no âmbito residencial

Moreira, Luiza Amorim Costa ; Arcipreste, Cláudia Maria

Resumo:

Este trabalho pretende entender a diversidade do transtorno, suas características e desafios, enfocando as relações de crianças autistas com a arquitetura, principalmente no que tange ao déficit do processamento sensorial. Adotando-se referências das áreas de Ergonomia, Psicologia Ambiental e Teoria do Design Sensorial são estabelecidas diretrizes e estratégias que embasam o projeto arquitetônico de ambientes residenciais, abordando-se como influências sensoriais podem interferir no cotidiano dessas crianças. Apresentam-se soluções e alternativas arquitetônicas que configurem espaços mais inclusivos e acolhedores, indicando como a arquitetura pode colaborar para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das crianças com TEA, favorecendo sua aprendizagem e seu desenvolvimento em ambientes amigáveis (Moreira, 2022).

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DOI: 10.5151/9786555503203-09

Referências bibliográficas
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Como citar:

MOREIRA, Luiza Amorim Costa; ARCIPRESTE, Cláudia Maria; "Transtorno do espectro autista e o ambiente construído: proposições projetuais no âmbito residencial", p. 162-183. Um novo olhar para o projeto 6: A ergonomia no ambiente construído. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503203, DOI 10.5151/9786555503203-09