Sala de aula contemporânea: avaliação de um ambiente self-learning à luz da ergonomia
Santos, Laini de Souza ; Signor, Andrei Luís ; Ely, Vera Helena Moro Bins
Resumo:
O contexto educacional tem passado por diversas transformações no decorrer dos últimos anos, especialmente nas formas de ensino e, consequentemente, no processo da aprendizagem. A escola tradicional, em todos os seus aspectos epistemológicos, tem se rendido, aos poucos, à escola contemporânea, e o que era antes conhecimento adquirido e repassado de forma sistematizada, tem dado espaço a um modelo de construção de pensamento, a partir de uma realidade existente, na qual o aluno é um ser ativo que pode produzir seu próprio conhecimento.
69 downloads
DOI: 10.5151/9786555503203-08
Referências bibliográficas
- MIZUKAMI, M. das G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
- PIMENTEL, M. O Modelo construtivista e o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
- In: Fundação AMAE para Educação e Cultura. Reflexões construtivistas. 1991. p. 19-32.
- SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
Como citar:
SANTOS, Laini de Souza; SIGNOR, Andrei Luís; ELY, Vera Helena Moro Bins; "Sala de aula contemporânea: avaliação de um ambiente self-learning à luz da ergonomia", p. 146-161. Um novo olhar para o projeto 6: a ergonomia no ambiente construído - Vol. 6. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503203, DOI 10.5151/9786555503203-08