O projeto de arquitetura e o desenho universal: práticas e processos participativos em atelier de ensino com a temática da acessibilidade

Bernardi, Núbia

Resumo:

A aplicação dos conceitos da acessibilidade no ensino de projeto arquitetônico tem acontecido, na maioria das escolas de arquitetura e urbanismo por intermédio de discussões de projeto perante os requisitos das leis e normas. Entretanto, propostas educativas mais inovadoras têm como premissas aprimorar a formação de profissionais de projeto com a inclusão dos princípios do Desenho Universal (DU) nas disciplinas de projeto, sensibilizar quanto aos limites pessoais, ampliar a percepção para o uso do espaço, conscientizar para as responsabilidades profissionais e sociais, introduzir atividades acadêmicas direcionadas às questões da acessibilidade, fazendo uso de novas metodologias de ensino que incluam o Desenho Universal no processo de projeto. Vários métodos de ensino já foram testados e mostram resultados que apontam diversas possibilidades de prática do Desenho Universal em atelier de ensino de projeto arquitetônico. Esses métodos apoiam não apenas as questões de acessibilidade, mas auxiliam em geral no processo de projeto, incorporando questões cognitivas, de criatividade, colaborativas, de organização e gestão do processo, incorporando as novas demandas necessárias que contribuem não apenas para o ambiente de ensino, mas também garantem a qualidade do projeto arquitetônico urbanístico (Deliberador, 2018).

35 downloads

DOI: 10.5151/9786555503203-02

Referências bibliográficas
  • BAUMAN, H. Deafspace Design Guideline, Working Draft. Washington, DC: Gallaudet University.
  • 2010.
  • BERNARDI, N. A aplicação do conceito do desenho universal no ensino de arquitetura: o uso
  • de mapa tátil como leitura de projeto. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Engenharia
  • Civil) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.
  • BERNARDI, N.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. When role playing is not enough: improved
  • universal design education. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural Research,
  • v. 4, p. 376-390, 2010.
Como citar:

BERNARDI, Núbia; "O projeto de arquitetura e o desenho universal: práticas e processos participativos em atelier de ensino com a temática da acessibilidade", p. 36-57. Um novo olhar para o projeto 6: A ergonomia no ambiente construído. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503203, DOI 10.5151/9786555503203-02