Considerações finais

Ávila, Eduardo Araújo de

Resumo:

A pesquisa inicialmente contou com duas hipóteses. A primeira sugeria que o estilo de design de letras japonês (zuan moji) presente nos anúncios dos jornais japoneses em São Paulo refletia a influência da estética tanka do design japonês. Esta hipótese se fundamentava na observação do letreiramento dos anúncios e sua semelhança com as “letras de design” japonesas do início do século XX. A segunda hipótese propunha que os padrões de design de letras japoneses haviam sido adaptados ao contexto local nos anúncios dos jornais japoneses em São Paulo, refletindo as demandas e características do público-alvo, os imigrantes japoneses residentes no estado.

0 downloads

DOI: 10.5151/9786555503142-06

Referências bibliográficas
  • Farias, P. L; & Braga, M. C. (org.) (2018). Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blucher. 9–28.
  • Fischer, S. R. (2009). História da escrita. São Paulo: Editora Unesp.
  • Fontana, C. F. (2021). Padrões e variações: artes gráficas na Livraria José Olympio Editora, 1932–1962. Tese de doutorado. São Paulo: FAU USP.
Como citar:

ÁVILA, Eduardo Araújo de; "Considerações finais", p. 185-196. Letras de design: Evidências da arte comercial de Osaka na imprensa imigrante de São Paulo entre 1921 e 1941. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503142, DOI 10.5151/9786555503142-06