Letreiramentos publicitários nipo-brasileiros de 1921 até 1941: resultados e reflexões
Ávila, Eduardo Araújo de
Resumo:
O levantamento e análise de dados permitiu a identificação de 14 tipos de comércio distintos (Figura 5.1), e de 59 anúncios contendo letreiramentos que correspondiam às características das “letras de design” japonesas. Nos setores bancário, hospedagem, loteria, perfumaria e turismo, foi encontrado, em cada um, 1 exemplo de letreiramento, que atendia às características. Por outro lado, os setores automobilístico, de livrarias e de saúde, contaram com 2 exemplos cada. Já nos setores agrícola e de vestuário foram contabilizados 3 letreiramentos cada. Tanto no setor alimentício quanto no farmacêutico, foram registrados 6 exemplos. Em segundo lugar, destaca-se o gênero de importação, com 15 exemplos. Por fim, o setor de entretenimento liderou com 16 anúncios que adotaram o estilo moderno de letreiramento.
1 download
DOI: 10.5151/9786555503142-05
Referências bibliográficas
- Falcão, L. C. (2018). A influência do estilo gráfico do Art Nouveau nos primeiros jornais dos imigrantes japoneses no Brasil. Dissertação de mestrado. São Paulo, FFLCH USP.
- Fantin, J. T. (2013). Os japoneses no bairro da Liberdade-SP na primeira metade do século XX. Dissertação de mestrado. São Carlos: IAU USP.
- Farias, P. L. (2014). On graphic memory as a strategy for design history. In: Proceedings of the 9th Conference of the International Committee for Design History and Design Studies. São Paulo: Blucher, 201–206. http://doi.org/10.5151/despro-icdhs2014-0023
Como citar:
ÁVILA, Eduardo Araújo de; "Letreiramentos publicitários nipo-brasileiros de 1921 até 1941: resultados e reflexões", p. 155-184. Letras de design: Evidências da arte comercial de Osaka na imprensa imigrante de São Paulo entre 1921 e 1941. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503142, DOI 10.5151/9786555503142-05