Contexto sociocultural no período entreguerras
Ávila, Eduardo Araújo de
Resumo:
Antes da Primeira Guerra Mundial, a produção de design gráfico foi impulsionada pela criação de impressos efêmeros, como os cartazes coloridos em grandes dimensões (Meggs & Purvis, 2016, p. 195). Um dos fatores que despertou interesse nessa produção foi o avanço da tecnologia de impressão litográfica, que permitia a reprodução em massa de imagens com formas simplificadas, contornos estilizados e cores planas. Esse contexto de inovação e expansão das possibilidades técnicas proporcionou um terreno fértil para o surgimento do movimento Art Nouveau.
0 downloads
DOI: 10.5151/9786555503142-02
Referências bibliográficas
- Ávila. E. A. & Farias, P. L. (2024). Aspectos visuais do letreiramento em kanji e kana em jornais japoneses publicados em São Paulo: 1935–1940. In 1º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design. São Paulo: Blucher, 827–838. 10.5151/cidiconcic2023-54_649239
- Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
- Bo, Zhou. (2013). Ziti jiaguo: hanwen zhengkai yu xiandai zhongwen ziti sheji zhong de minzu guojia yishi [National typography: the Chinese regular style and nationalist consciousness in modern Chinese font design]. Journal of the Central Academy of Fine Arts, Meishu Yanjiu [Art Research], (1).
Como citar:
ÁVILA, Eduardo Araújo de; "Contexto sociocultural no período entreguerras", p. 53-88. Letras de design: Evidências da arte comercial de Osaka na imprensa imigrante de São Paulo entre 1921 e 1941. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503142, DOI 10.5151/9786555503142-02