Experiências adversas na infância e suas consequências para o desenvolvimento

Linhares, Maria Beatriz Martins ; Altafim, Elisa Rachel Pisani

Resumo:

O presente capítulo aborda o tema das experiências adversas na infância, que ameaçam a trajetória de desenvolvimento sadia e plena. Com o objetivo de compreender as “experiências adversas na infância” (Adverse Childhood Experiences – ACEs), primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica e conceitual sobre desenvolvimento infantil e seus diferentes contextos. Em segundo lugar, encontram-se uma síntese dos achados de estudos empíricos e revisões da literatura demonstrando os efeitos negativos das adversidades na infância (maus-tratos e disfunções familiares) no desenvolvimento e na saúde, que podem ser consideradas “estressores tóxicos” em “contextos caóticos”. Finalmente, são apresentadas algumas estratégias protetoras por meio do fortalecimento da parentalidade, que possibilitam quebrar o ciclo intergeracional das violências e promover processos de resiliência nas trajetórias de desenvolvimento.

492 downloads

DOI: 10.5151/9786555502893-06

Referências bibliográficas
  • Grantham-Mcgregor, S. M., Powell, C. A., Walker, S. P., & Himes, J. H. (1991). Nutritional
  • Supplementation, Psychosocial Stimulation, And Mental Development Of Stunted
  • Children: The Jamaican Study. The Lancet, 338(8758), 1–5. https://doi.
  • org/10.1016/0140-6736(91)90001-6
  • Grantham-Mcgregor, S., Walker, S., Chang, S., & Powell, C. (1997). Effects Of Early
  • Childhood Supplementation With And Without Stimulation On Later Development
  • In Stunted Jamaican Children. The American Journal Of Clinical Nutrition, 66(2), 247–253.
  • https://doi.org/10.1093/ajcn/66.2.247
  • Brentani, A., Walker, S., Chang-Lopez, S., Grisi, S., Powell, C., & Fink, G. (2021). A
  • Home Visit-Based Early Childhood Stimulation Programme In Brazil—A Randomized
  • Controlled Trial. Health Policy And Planning, 36(3), 288–297. https://doi.org/10.1093/
  • heapol/czaa195
Como citar:

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ALTAFIM, Elisa Rachel Pisani; "Experiências adversas na infância e suas consequências para o desenvolvimento", p. 100-113. Ciência da primeira infância. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555502893, DOI 10.5151/9786555502893-06