Apresentação

Filho, Naercio Menezes

Resumo:

O desenvolvimento humano pode ser definido como um processo de transformação contínua, envolvendo mudanças quantitativas e qualitativas que ocorrem ao longo do ciclo da vida e que depende de fatores genéticos e ambientais. Os marcos do desenvolvimento nas suas etapas evolutivas seguem uma ordenação hierárquica, do mais simples para o mais complexo, das habilidades nas diferentes áreas do desenvolvimento. Cada etapa evolutiva tem a sua relevância para o pleno desenvolvimento e desempenha o papel de preparar as pessoas para as etapas subsequentes.

165 downloads

DOI: 10.5151/9786555502893-00

Referências bibliográficas
  • Dias, L. R., Januário, E., Pereira, N. S., Oliveira, W. T. F., & Tripodi, Z. F. (2021). Racismo,
  • educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Estudo N° 7 - Comitê Científico
  • do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
  • The World Bank. World Development Indicators | Databank. ([S.D.]). Disponível em:
  • https://databank.worldbank.org/source/world-development-indicators
  • Komatsu, B. K., Nascimento, C. C., & Menezes Filho, N. (2024). O desafio da intersetorialidade
  • em políticas públicas para a primeira infância. Estudo N° 12 - Comitê Científico do
  • Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Como citar:

FILHO, Naercio Menezes; "Apresentação", p. 10-11. Ciência da primeira infância. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555502893, DOI 10.5151/9786555502893-00