Das Retas às Encruzilhadas: Rompendo com Binarismos para Encontrar Novas Possibilidades Epistemológicas e Pedagógicas

Almeida, Cecília Barreto de

Resumo:

O artigo que Milene Santos elaborou para este livro, Encruzilhadas na educação: considerações epistemológicas e pedagógicas feministas negras, é provocativo. Primeiro, parte de pesquisas empíricas que evidenciam o cenário de desigualdades que estru- turam o sistema de ensino em seus diferentes níveis, especialmente quando conside- ramos os marcadores de raça, classe e gênero. Com esse diagnóstico traçado, a autora introduz pistas de possíveis caminhos tanto (i) para a compreensão da complexa realidade quanto (ii) para a alteração do cenário de variadas desigualdades e injustiças na educação

91 downloads

DOI: 10.5151/9786555502688-12-comentario

Referências bibliográficas
  • Almeida, Cecília Barreto de. Estudantes negras são mais que páginas em branco: pedagogias anti-discriminatórias para justiça social. Revista Espaço Acadêmico, n. 227, mar./abr. 2021.
  • Bento, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese de doutorado, São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2002.
  • Brah, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, 2006, pp. 329-376.
  • Butler, Judith. Meramente cultural. Idéias, Campinas (SP), v. 7, n. 2, p. 227-248, jul.-dez. 2016.
  • Carneiro, Aparecida Sueli. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Tese de doutorado, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
  • Collins, Patricia. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v. 5, n. 1, p. 6-17, 2017.
  • Collins, Patricia; Bilge, Sirma. Intersectionality. Cambridge, UK: Polity Press, 2016.
  • Crenshaw, Kimberlé W. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas, ano 10, n. 1, 2002, pp. 171-188.
  • Crenshaw, Kimberlé W. Beyond entrenchment: Race, gender and the new frontiers of (un)equal protection. In: Tsujimura, M. (ed.). International Perspectives on Gender Equality & Social Diversity. Sendai: Tohoku University Press, 2010.
  • Fraser, Nancy. Uma réplica a Iris Young. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 2, Brasília, 2009 [1997].
  • Fraser, Nancy. Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 77, São Paulo, 2009.
  • Fraser, Nancy. Heterossexismo, falso reconhecimento e capitalismo: uma resposta a Judith Butler. Idéias, Campinas (SP), v. 8, n. 1, 2017.
  • Fraser, Nancy; Honneth, Axel. Redistribution or Recognition? A Political Philosophical Exchange. Londres: Verso, 2003.
  • Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • Harding, Sandra. Introduction: Is there a feminist method? In: Harding, Sandra (org.). Feminism and Methodology: Social Science Issues. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
  • Hooks, Bell. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. New York, London: Routledge, 1994.
  • Hooks, Bell. Teaching Community: A Pedagogy of Hope. New York, London: Routledge, 2003.
  • Hooks, Bell. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York, London: Routledge, 2010.
  • Moura, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
  • Quijano, Aníbal. Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: Lander (comp.). La Colonialidad del Saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Buenos Aires, 2000.
  • Ribeiro, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento, Justificando, 2017.
  • Rufino, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
  • Saggese, Gustavo Santa Rosa et al. (org.). Marcadores sociais da diferença: gênero, sexualidade, raça e classe em perspectiva antropológica. São Paulo: Terceiro Nome; Ed. Gramma, 2018.
  • Santos, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Campinas: Cortez, 1996.
  • Scott, Joan. O Enigma da Igualdade. Estudos Feministas, v. 13, n. 1, 2005, pp. 11-30.
  • Truth, Sojourner. Speech at Women’s Rights Convention in Akron, Ohio. In: Stanton, Elizabeth Candy; Anthony, Susan Bronwell; Gage, Matilda Joslyn. Women – Political Rights (1887-1902). Toronto: Rochester, 1851 [1881], pp. 116-117. Disponível em: https://archive.org/details/historyofwomansu01stanuoft/page/114/mode/2up.
  • Zamboni, Marcio. Marcadores Sociais da Diferença. Sociologia: Grandes Temas do Conhecimento (Especial Desigualdades), São Paulo, v. 1, p. 14-18, 01 ago. 2014.
  • Young, Iris. Categorias desajustadas: uma crítica à teoria dual de sistemas de Nancy Fraser. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 2, Brasília, 2009 [1997].
Como citar:

ALMEIDA, Cecília Barreto de; "Das Retas às Encruzilhadas: Rompendo com Binarismos para Encontrar Novas Possibilidades Epistemológicas e Pedagógicas", p. 295-300. PósDebate: 10 anos: grupo de debates da pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555502688, DOI 10.5151/9786555502688-12-comentario