Das Retas às Encruzilhadas: Rompendo com Binarismos para Encontrar Novas Possibilidades Epistemológicas e Pedagógicas
Almeida, Cecília Barreto de
Resumo:
O artigo que Milene Santos elaborou para este livro, Encruzilhadas na educação: considerações epistemológicas e pedagógicas feministas negras, é provocativo. Primeiro, parte de pesquisas empíricas que evidenciam o cenário de desigualdades que estru- turam o sistema de ensino em seus diferentes níveis, especialmente quando conside- ramos os marcadores de raça, classe e gênero. Com esse diagnóstico traçado, a autora introduz pistas de possíveis caminhos tanto (i) para a compreensão da complexa realidade quanto (ii) para a alteração do cenário de variadas desigualdades e injustiças na educação
91 downloads
DOI: 10.5151/9786555502688-12-comentario
Referências bibliográficas
- Almeida, Cecília Barreto de. Estudantes negras são mais que páginas em branco: pedagogias anti-discriminatórias para justiça social. Revista Espaço Acadêmico, n. 227, mar./abr. 2021.
- Bento, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese de doutorado, São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2002.
- Brah, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, 2006, pp. 329-376.
- Butler, Judith. Meramente cultural. Idéias, Campinas (SP), v. 7, n. 2, p. 227-248, jul.-dez. 2016.
- Carneiro, Aparecida Sueli. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Tese de doutorado, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
- Collins, Patricia. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v. 5, n. 1, p. 6-17, 2017.
- Collins, Patricia; Bilge, Sirma. Intersectionality. Cambridge, UK: Polity Press, 2016.
- Crenshaw, Kimberlé W. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas, ano 10, n. 1, 2002, pp. 171-188.
- Crenshaw, Kimberlé W. Beyond entrenchment: Race, gender and the new frontiers of (un)equal protection. In: Tsujimura, M. (ed.). International Perspectives on Gender Equality & Social Diversity. Sendai: Tohoku University Press, 2010.
- Fraser, Nancy. Uma réplica a Iris Young. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 2, Brasília, 2009 [1997].
- Fraser, Nancy. Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 77, São Paulo, 2009.
- Fraser, Nancy. Heterossexismo, falso reconhecimento e capitalismo: uma resposta a Judith Butler. Idéias, Campinas (SP), v. 8, n. 1, 2017.
- Fraser, Nancy; Honneth, Axel. Redistribution or Recognition? A Political Philosophical Exchange. Londres: Verso, 2003.
- Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- Harding, Sandra. Introduction: Is there a feminist method? In: Harding, Sandra (org.). Feminism and Methodology: Social Science Issues. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
- Hooks, Bell. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. New York, London: Routledge, 1994.
- Hooks, Bell. Teaching Community: A Pedagogy of Hope. New York, London: Routledge, 2003.
- Hooks, Bell. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York, London: Routledge, 2010.
- Moura, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
- Quijano, Aníbal. Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: Lander (comp.). La Colonialidad del Saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Buenos Aires, 2000.
- Ribeiro, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento, Justificando, 2017.
- Rufino, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
- Saggese, Gustavo Santa Rosa et al. (org.). Marcadores sociais da diferença: gênero, sexualidade, raça e classe em perspectiva antropológica. São Paulo: Terceiro Nome; Ed. Gramma, 2018.
- Santos, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Campinas: Cortez, 1996.
- Scott, Joan. O Enigma da Igualdade. Estudos Feministas, v. 13, n. 1, 2005, pp. 11-30.
- Truth, Sojourner. Speech at Women’s Rights Convention in Akron, Ohio. In: Stanton, Elizabeth Candy; Anthony, Susan Bronwell; Gage, Matilda Joslyn. Women – Political Rights (1887-1902). Toronto: Rochester, 1851 [1881], pp. 116-117. Disponível em: https://archive.org/details/historyofwomansu01stanuoft/page/114/mode/2up.
- Zamboni, Marcio. Marcadores Sociais da Diferença. Sociologia: Grandes Temas do Conhecimento (Especial Desigualdades), São Paulo, v. 1, p. 14-18, 01 ago. 2014.
- Young, Iris. Categorias desajustadas: uma crítica à teoria dual de sistemas de Nancy Fraser. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 2, Brasília, 2009 [1997].
Como citar:
ALMEIDA, Cecília Barreto de; "Das Retas às Encruzilhadas: Rompendo com Binarismos para Encontrar Novas Possibilidades Epistemológicas e Pedagógicas", p. 295-300. PósDebate: 10 anos: grupo de debates da pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555502688, DOI 10.5151/9786555502688-12-comentario