A Utilização de Problemas Matemáticos em Aberto no Ensino Médio

Lima, Rui de Andrade ; Santos, Marcelo Pedro dos

Resumo:

Em matemática, um problema em aberto é uma questão não resolvida. A utilização de problemas em aberto incentiva o uso de atividades investigativas fundamentais para a construção do conhecimento, mas está ausente no ambiente escolar, acarretando prejuízos na formação dos estudantes. O ensino por meio da investigação matemática promove o desenvolvimento do raciocínio e a autonomia do estudante, atribuindo novos significados aos objetos de conhecimento e dando a oportunidade de se aprender matemática fazendo matemática. Esse texto é baseado em (LIMA, 2018) e visa apontar a importância da utilização de problemas matemáticos em aberto no Ensino Médio, quebrando a concepção de estudantes desse nível escolar de que todos os problemas matemáticos têm solução.

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história da matemática, ensino de matemática, formação de professores de matemática

DOI: 10.5151/9786555500943-9

Referências bibliográficas
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Como citar:

LIMA, Rui de Andrade; SANTOS, Marcelo Pedro dos; "A Utilização de Problemas Matemáticos em Aberto no Ensino Médio", p. 257-289. Coletânea de estudos de egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-9