Cônicas: Refletindo e Aprendendo

Nascimento, Kaliny Ferreira do; Cavalcanti, Anete Soares;

Resumo:

As cônicas são objetos matemáticos com várias aplicações, como seu uso na Acústica, na Medicina e na Engenharia Civil, dentre outras. Apesar disso, pouco se fala nas salas de aula de Ensino Básico sobre essas utilidades, vinculadas fortemente às suas propriedades de reflexão, estabelecendo para os alunos uma restrição desses objetos ao mundo “abstrato” da Álgebra por meio do estudo de suas equações. Para apresentar aos estudantes uma abordagem mais concreta e significativa das cônicas, este artigo visa propor atividades que busquem introduzir esse conteúdo de maneira simples e divertida. Tais atividades também são úteis para consolidar a ideia do conceito dessas cônicas e da localização de seus elementos, preparando, assim, os alunos para um posterior estudo mais aprofundado e teórico dessas curvas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500943-8

Referências bibliográficas
  • BORTOLOSSI, H. Bilhar na Elipse. GeoGebra, 2020. Disponível em:. Acesso em: 10 mai. 2020. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério de Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. de 2019. CREATIVE LEARNING. Conic Section and 3d Animation. 2015. 5 min, son., color. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2019.
Como citar:

NASCIMENTO, Kaliny Ferreira do; CAVALCANTI, Anete Soares; "Cônicas: Refletindo e Aprendendo", p. 225 -256. In: Coletânea de Estudos de Egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-8