Teoria dos números no ensino básico: uma proposta de texto didático

Barbosa, Josemar Claudino; Silva, Barbara Costa da;

Resumo:

A Teoria dos Números é uma área da matemática de extrema importância, por suas aplicações e por trazer muitas técnicas para resolução de problemas. Este artigo aborda os temas mais clássicos da Teoria dos Números e que também pertence ao currículo do ensino fundamental, tais como divisibilidade, números primos, mdc e mmc. Além disso, também abordamos temas como equações diofantinas e congruência modular, apresentamos a resolução de alguns exemplos, frutos da aplicação dessa teoria, bem como a demonstração das proposições e teoremas expostos, sem abrir mão do rigor matemático.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500943-7

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, Josemar Claudino. .Teoria dos números no ensino básico: um estudo de caso no 2º ano do ensino médio.2017. 130f. Dissertação. Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. BISPO, Dinguiston dos Santos.Equações Diofantinas Lineares e suas Aplicações.2013.76 f. Monografia (Licenciatrua em Matemática). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. COSTA, Eduardo S..Equações Diofantinas Lineares e o Professor do Ensino Médio. 2007. 119f. Dissertação. Mestrado Acadêmico em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Como citar:

BARBOSA, Josemar Claudino; SILVA, Barbara Costa da; "Teoria dos números no ensino básico: uma proposta de texto didático", p. 193 -224. In: Coletânea de Estudos de Egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-7