Teoria dos números no ensino básico: uma proposta de texto didático
Barbosa, Josemar Claudino ; Silva, Bárbara Costa da
Resumo:
A Teoria dos Números é uma área da matemática de extrema importância, por suas aplicações e por trazer muitas técnicas para resolução de problemas. Este artigo aborda os temas mais clássicos da Teoria dos Números e que também pertence ao currículo do ensino fundamental, tais como divisibilidade, números primos, mdc e mmc. Além disso, também abordamos temas como equações diofantinas e congruência modular, apresentamos a resolução de alguns exemplos, frutos da aplicação dessa teoria, bem como a demonstração das proposições e teoremas expostos, sem abrir mão do rigor matemático.
45 downloads
DOI: 10.5151/9786555500943-7
Referências bibliográficas
- BARBOSA, Josemar Claudino. .Teoria dos números no ensino básico: um estudo de caso no 2º ano do ensino médio.2017. 130f. Dissertação. Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
- BISPO, Dinguiston dos Santos.Equações Diofantinas Lineares e suas Aplicações.2013.76 f. Monografia (Licenciatrua em Matemática). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista.
- COSTA, Eduardo S..Equações Diofantinas Lineares e o Professor do Ensino Médio. 2007. 119f. Dissertação. Mestrado Acadêmico em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Como citar:
BARBOSA, Josemar Claudino; SILVA, Bárbara Costa da; "Teoria dos números no ensino básico: uma proposta de texto didático", p. 193-224. Coletânea de estudos de egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-7