Teoria dos números no ensino básico: uma proposta de texto didático
Barbosa, Josemar Claudino; Silva, Barbara Costa da;
Resumo:
A Teoria dos Números é uma área da matemática de extrema importância, por suas aplicações e por trazer muitas técnicas para resolução de problemas. Este artigo aborda os temas mais clássicos da Teoria dos Números e que também pertence ao currículo do ensino fundamental, tais como divisibilidade, números primos, mdc e mmc. Além disso, também abordamos temas como equações diofantinas e congruência modular, apresentamos a resolução de alguns exemplos, frutos da aplicação dessa teoria, bem como a demonstração das proposições e teoremas expostos, sem abrir mão do rigor matemático.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555500943-7
Referências bibliográficas
-
BARBOSA, Josemar Claudino. .Teoria dos números no ensino básico: um estudo de caso no 2º ano do ensino médio.2017. 130f. Dissertação. Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
BISPO, Dinguiston dos Santos.Equações Diofantinas Lineares e suas Aplicações.2013.76 f. Monografia (Licenciatrua em Matemática). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista.
COSTA, Eduardo S..Equações Diofantinas Lineares e o Professor do Ensino Médio. 2007. 119f. Dissertação. Mestrado Acadêmico em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Como citar:
BARBOSA, Josemar Claudino; SILVA, Barbara Costa da;
"Teoria dos números no ensino básico: uma proposta de texto didático",
p. 193 -224.
In:
Coletânea de Estudos de Egressos do PROFMAT-UFRPE.
São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943,
DOI 10.5151/9786555500943-7