Sobre Algoritmos de Ordenação e sua Abordagem no Ensino Médio

Santos, Ilso Francisco dos ; Santos, Marcelo Pedro dos

Resumo:

O presente artigo se baseia no trabalho “Algoritmos de Ordenação: uma abordagem didática para o ensino médio” (SANTOS, 2020). A proposta do trabalho se concentra numa abordagem didática de três algoritmos de ordenação tomando como base competências e habilidades propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os algoritmos de ordenação estudados foram o “Bubble Sort, Selection Sort e o Quick Sort”. Inicialmente foi realizada uma análise de competências e habilidades presentes não somente na BNCC, o documento mais recente, mas também nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: 5ª a 8ª séries, do Ensino Médio, Complemento para o Ensino Médio e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.

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história da matemática, ensino de matemática, formação de professores de matemática

DOI: 10.5151/9786555500943-6

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Brasília: MEC, 1998. 148 p.
  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC, 2000. 148 p.
  • BRASIL. PCN+ Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. 142 p.
Como citar:

SANTOS, Ilso Francisco dos; SANTOS, Marcelo Pedro dos; "Sobre Algoritmos de Ordenação e sua Abordagem no Ensino Médio", p. 167-192. Coletânea de estudos de egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-6