O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira

SILVA, Cristiane Conceição

Resumo:

Normalmente, o sonho de quase todo aprendiz de uma línguaestrangeira é dominar, como se fosse um nativo, a pronúncia (tanto no nívelsegmental quanto prosódico) da língua que está aprendendo. Esse aprendiz,porém, quando começa a participar em situações reais de conversação comfalantes nativos fora da sala de aula logo percebe que se conseguir secomunicar e se, cada vez menos, os interlocutores pedirem que ele repitapalavras ou frases já terá, pelo menos, avançado um grande passo.

Quando se trata de brasileiros aprendendo espanhol comolíngua estrangeira, a situação não é muito diferente. Porém, talvez por causade uma falsa crença de que a pronúncia do espanhol é fácil (POCH OLIVÉ, 2004),este campo tenha recebido pouca atenção no ensino como língua estrangeira. Umaevidência dessa deficiência pode ser comprovada, por exemplo, pela simplesobservação de materiais didáticos utilizados no Brasil para o ensino deespanhol como língua estrangeira (doravante espanhol/LE). Neles, há poucasseções dedicadas ao ensino de pronúncia dos segmentos e praticamente não háreferências ao ensino da prosódia.

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COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580392593-05

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Como citar:

SILVA, Cristiane Conceição; "O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira", p. 77-102. Prosódia da fala: pesquisa e ensino. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392593, DOI 10.5151/9788580392593-05