Avaliação de Segurança dos Eventos Reporta dos a Partir da Experiência Operacional do Reator IEA-R1

Oliveira, Patrícia da Silva Pagetti de; Tondin, Julio Benedito Marin; Brito, José Antonio de; Fonseca, Ana Maria de Almeida Portante; Fernando, Alberto de Jesus;

Resumo:

O levantamento de dados da experiência operacional do reator IEA-R1 é fundamental para o desenvolvimento de uma Análise Probabilística de Segurança para esta instalação. Os dados necessários para esta análise são, principalmente, taxas/probabilidades de falha de equipamentos, frequências de erros humanos na execução de procedimentos e frequências de ocorrência de eventos anormais que possam iniciar um acidente e comprometer a operação segura do reator. Estes dados podem ser extraídos dos registros efetuados durante a operação do reator e durante as atividades da equipe de manutenção. O processo de coleta e análise dos dados da experiência operacional do reator IEA-R1 tem sido executado por vários profissionais do IPEN e incentivado pela gerência de operação do reator. Planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, específicas para armazenar registros de falhas, ocorrências anormais/ não usuais, tempos de operação e número de demandas dos principais equipamentos da instalação, vêm sendo atualizadas e as informações mais relevantes incluídas no Relatório Mensal de Atividades do Reator IEA-R1, que é um documento interno gerado pelo Serviço de Operação do Reator de Pesquisa IEA-R1 (SEORE) do Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) do IPEN. Neste trabalho são apresentados os formulários de coleta de dados e os principais relatórios gerados a partir das análises realizadas com os dados obtidos em campo.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501483-45

Referências bibliográficas
  • ​ OLIVEIRA, P. S. P. Relatório de atividades (progress report)do projeto de pesquisa coordenado pela Agência Internacional de EnergiaAtômica: base de dados de confiabilidade para os reatores IEA-R1 e IPEN/MB-01.São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, 2002. Relatóriointerno. (P&D.CENS.CENS.004.01/ RELT.001.00). OLIVEIRA, P. S. P. et al. Base de dados de confiabilidade decomponentes para os reatores de pesquisa IEA-R1 e IPEN/MB-01: objetivos,estrutura e conteúdo. In: XIIIENFIR − NATIONAL MEETING OF REACTOR PHYSICS AND THERMAL HYDRAULICS, 11-16 ago.2002, Rio de Janeiro−RJ. Anais [...],2002. CD-ROM. OLIVEIRA, P. S. P. Relatório de atividades (progress report)do projeto de pesquisa coordenado pela Agência Internacional de EnergiaAtômica: base de dados de confiabilidade para os reatores IEA-R1 e IPEN/MB-01.São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), 2003.Relatório interno. (P&D.CENS.CENS.004.01/RELT.002.00).
Como citar:

OLIVEIRA, Patrícia da Silva Pagetti de; TONDIN, Julio Benedito Marin; BRITO, José Antonio de; FONSECA, Ana Maria de Almeida Portante; FERNANDO, Alberto de Jesus; "Avaliação de Segurança dos Eventos Reporta dos a Partir da Experiência Operacional do Reator IEA-R1", p. 429 -446. In: Contribuições do Reator IEA-R1 para a Pesquisa Nuclear: II Workshop Anual do Reator de Pesquisas – WARP 2. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501483, DOI 10.5151/9786555501483-45