Distribuição de Metais, Elementos Traço e Terras Raras em Perfil de Sedimento do Reservatório Marinheirinho, São Paulo, Por INAA

Schenemann, Gisiele; Franklin, Robson L.; Fávaro, Déborah I. T.;

Resumo:

Esse estudo teve por objetivo, acrescentar dados de concentração para elementos importantes, não só do ponto de vista ambiental, mas também completar com a determinação da concentração dos ETR, ainda inexistentes para essas amostras. As ferramentas de Fator de Enriquecimento (FE) e de Índice de Geoacumulação (IGeo), foram utilizadas para avaliar a presença de fontes de poluição antrópicas nas amostras de sedimento, utilizando-se os valores de concentração da última fatia do perfil, como valores basais regionais. Os valores de concentração encontrados para As, Cr e Zn, foram comparados aos valores orientadores (TEL e PEL), estabelecidos pelo CCME (Canadá) e adotados pela Cetesb, para avaliação da qualidade de sedimentos. As concentrações de As e Zn, ao longo do perfil, foram superiores aos valores recomendados para TEL e para Cr, foram superiores aos valores de PEL, indicando que o sedimento apresenta qualidade regular para As e Zn, porém, muito ruim para Cr. Entretanto, esses valores parecem estar intimamente relacionados à composição das rochas da bacia de drenagem da região, segundo a Cetesb.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501483-31

Referências bibliográficas
  • AMORIM, S. V.; PEREIRA, D. J. A. Estudo comparativo dosmétodos de dimensionamento para reservatórios utilizados em aproveitamento deágua pluvial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 53-66, 2008. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA).https://www.gov.br/ana/ptbr/assuntos/regulacao-e-fiscalizacao/quem-regula/barragens-e-reservatorios(2019). COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CETESB). Qualidadedas águas superficiais no estado de São Paulo. São Paulo: Cetesb, 2015. (SérieRelatórios)
Como citar:

SCHENEMANN, Gisiele; FRANKLIN, Robson L.; FáVARO, Déborah I. T.; "Distribuição de Metais, Elementos Traço e Terras Raras em Perfil de Sedimento do Reservatório Marinheirinho, São Paulo, Por INAA ", p. 301 -314. In: Contribuições do Reator IEA-R1 para a Pesquisa Nuclear: II Workshop Anual do Reator de Pesquisas – WARP 2. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501483, DOI 10.5151/9786555501483-31