Um tijolo e um queijo: reflexão sobre valor e saberes na formação de uma identidade local
LEME, Fernando Betim Paes
Resumo:
Durante o encontro de debates da temática “design eterritório”, realizado neste 5º simpósio, me foi feita uma pergunta a respeito decomo entendia esta nova onda de eventos gastronômicos de divulgação de produtosde origem, orgânicos e familiares. Inicio este trabalho, portanto, apresentandoum histórico vivenciado nas montanhas de Itamonte-MG, para, ao finalizaro texto, responder com mais consistência sobre este fato. Deste modo, o trabalho que se desenvolve aqui é de um embatecultural de uma experiência vivida ao longo mais ou menos de 18 anos,desde que foi adquirido um pedaço de terra no sul de Minas Gerais. Neste período foipossível vivenciar diversos momentos políticos e econômicos, em condiçõesdeterminantes para entendimento mais apurado das importâncias e hábitosculturais locais. Hábitos definidores da identidade dos moradores deste lugar, oumelhor, “território”.
48 downloads
DOI: 10.5151/9788580392661-31
Referências bibliográficas
- BÊZ, M.; FIGUEIREDO, L. C. Algumas reflexões acerca da geografia Socioambiental.
- Geosul, Florianópolis, v. 26, n. 52, p. 57-76, jun./dez. 2011.
- HAESBAERT, R. Por uma constelação geográfica de conceitos. In Viver no limite.
- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. p. 19-51.
- KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identidades e produtos locais.
- São Paulo: Studio Nobel, 2009.
- ______. Design e Território: uma abordagem integrada para valorizar identidades
- e produtos. In ISSD 2º Simposio Internacional de Design Sustentável – Universidade
- Anhembi Morumbi, São Paulo, 5 a 6 de novembro, 2009.
- LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. “Grupo as (im)possibilidades do
- urbano na metrópole contemporânea” do núcleo de Geografia Urbana da
- UFMG (do original: La production de l’espace. 4 ed. Paris: Editions Antrophos,
- 2000). Primeira versão: início – fev. 2006, cap. 1.
- MANZINI, E.; MERONI, A.; KRUCKEN, L. Relação entre produto, território e
- consumidor: Visibilidade e comunicação entre local e global. In Seminário
- Internacional Biodiversidade, cultura e desenvolvimento, Curitiba, 29 e 30
- de junho, 2006.
- MASSEY, D. O sentido global do lugar. In: ARANTES, A. A. (Org.). O espaço
- da diferença. Campinas: Papirus, 2000, p. 176. Disponível em: <https://pt.scribd.
- com/doc/33503254/Arantes-O-ESPACO-DA-DIFERENCA>.
- MENDONÇA, F. Geografia Socioambiental. Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-
- 152, 2001.
- MORAES, D. Design e identidade local: o território como referência projetual
- em APLs moveleiros. In Cadernos de Estudos Avançados em Design. Belo
- Horizonte: EdUEMG, 2010.
- REYES, P.; BORBA, G. Design estratégico aplicado ao território. In Congresso
- Internacional de Pesquisa em Design, 4º, 2008, Rio de Janeiro. Disponível
- em: <http://www.anpedesign.org.br/artigos/pdf>. Acesso em: 3 maio
- 2009.
- SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo:
- EdUSP, 2002.
- ______. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico científico informacional.
- 5. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.
- ______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
- SOUZA, M. L. Espaço geográfico, espaço social, organização espacial e produção
- do espaço. In Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de
- Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 21-42.
- SCHIMDT, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a
- uma dialética tridimensional. GEOUSP, São Paulo, n. 32, p. 89-109, 2012.
Como citar:
LEME, Fernando Betim Paes; "Um tijolo e um queijo: reflexão sobre valor e saberes na formação de uma identidade local", p. 403-426. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-31