Design, alimento e negócio: o caso De-Lá, um empório em busca da valorização do território brasileiro
Pinto , Laura de Souza Cota Carvalho Silva
Resumo:
Apesar de ser um país rico e diverso em seus inúmeros territórios, as desigualdades social e econômica ainda são um desafio para o Brasil. Com uma industrialização tardia e defasada, há em todo o território nacional produções artesanais (pré-industriais) que sobreviveram ao tempo e às mudanças, mas que vivenciam problemas para comercialização e valorização de seus produtos. Entre elas destacamos a agricultura, uma atividade fundamental para a economia do país. Os desafios do setor alimentício são diversos, mas a falta de informação e conhecimento por parte dos consumidores ainda é uma barreira a ser vencida. Não sabemos quase nada, ou muito pouco, sobre o que comemos – quem cultiva, onde e como cultiva. E, muitas vezes, nem consideramos essas informações importantes. Levado ao extremo, esse consumo que ignora as origens e as consequências de um processo produtivo é irresponsável, pois não se preocupa com os impactos negativos que todo processo pode gerar ao meio ambiente, à economia e à população, tais como poluição, degradação ambiental, pobreza, êxodo, entre tantos.
39 downloads
DOI: 10.5151/9788580392661-30
Referências bibliográficas
- ADICHIE, C. The danger of a single story. Disponível em: <http://ted.com/talks/
- lang/eng/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html>. Acesso
- em: 23 mar. 2010.
- BARTHOLO, R. S. Breves notas sobre inovações sociais solidárias. Revista Brasileira
- de Design, ano I, n. 10, 2008.
- ______. Você e Eu – Martin Buber, presença e palavra. Rio de Janeiro: Garamond,
- 2001.
- BOTSMAN, R.; ROGERS, R. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo
- vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011
- BUBER, M. Eu e Tu. São Paulo: Centauro, 2001.
- DE-LÁ Comércio de Alimentos. Plano de negócios. 2012.
- DE-LÁ Comércio de Alimentos. Disponível em: <http://produtosdela.com.br>.
- Acesso em: 10 dez. 2015
- FROEHLICH, J. M. (Org.). Desenvolvimento territorial: produção, identidade e
- consumo. Ijuí: Unijuí, 2012
- GEELS, F. W. From sectoral systems of innovation to socio-technical systems insights
- about dynamics and change from sociology and institutional theory.
- Research Policy, v. 33, p. 897-920, 2004.
- KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais.
- São Paulo: Studio Nobel, 2009.
- LEITE, R. S. Ver é compreender: design como ferramenta estratégica de negócio.
- Rio de Janeiro: Senac, 2003.
- LOMNITZ, L. A. Redes Sociais, Organizações Cultura e Poder. Rio de janeiro:
- E-papers, 2009.
- LOSCHIAVO, M. C. Consumo, descarte, catação e reciclagem: notas sobre design
- e multiculturalismo. Estudo avançado em Design, v. 1, p. 60-67, 2008.
- PANHUYS, H. Do desenvolvimento global aos sítios locais, uma crítica metodológica
- à globalização. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.
- RORTY, R. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins, 2007.
- SANTOS, C. R. A. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória
- gustativa. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 42, p. 11-31, 2005.
- SEBRAE. Negócios sociais. Disponível em: <www.sebrae.com.br/negociossociais>.
- Acesso em: 24 abr. 2014.
- SECOMANDI, F. Design e as interfaces de serviço. In Anais do 11º Congresso de
- Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Gramado, 2014.
- STANDAGE, T. Uma história comestível da humanidade. Rio de Janeiro: Jorge
- Zahar, 2010.
- TAPSCOOT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: como a colaboração em massa
- pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
- THACKARA, J. Plano B – O design e as alternativas viáveis em um mundo complexo.
- São Paulo: Saraiva, 2008.
- ZAOUAL, H. Nova Economia das Iniciativas Locais, uma introdução ao pensamento
- pós-global. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- ______. Globalização e diversidade cultural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
- ZUIN, L. F. S.; ZUIN, P. B. Produção de alimentos tradicionais: contribuindo para
- o desenvolvimento local/regional e dos pequenos produtores rurais. Revista
- Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 4, n. 1, p. 109‑127,
- jan.-abr. 2008.
Como citar:
PINTO , Laura de Souza Cota Carvalho Silva ; "Design, alimento e negócio: o caso De-Lá, um empório em busca da valorização do território brasileiro", p. 385-402. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-30