Considerações sobre Matemática Financeira e Educação Financeira no Ensino Médio: Uma Breve Análise de Documentos Oficiais e de Livros Didáticos

Bezerra Filho, Elizeu Odilon ; Espindola, Elisangela Bastos de Mélo

Resumo:

Neste artigo, apresentamos diferenças entre os conceitos de Educação Financeira (EF) e Matemática Financeira (MF). Além disso, expomos algumas considerações sobre as orientações para o ensino de MF e EF presentes nos documentos oficiais, enfatizando a BNCC, que é o documento mais atual e que já está norteando o funcionamento da educação no país. Analisando esses documentos, verificamos que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a temática EF passa a ter mais destaque no currículo escolar, podendo ser trabalhada não apenas dentro da área de conhecimento da matemática e suas tecnologias. Também apresentaremos um panorama acerca das propostas dos livros didáticos (LD) do Ensino Médio, aprovados no PNLD 2018 para o ensino desses temas.

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história da matemática, ensino de matemática, formação de professores de matemática

DOI: 10.5151/9786555500943-3

Referências bibliográficas
  • BALESTRI, R. Matemática: interação e tecnologia. v.2. São Paulo: Leya, 2016.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério de Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em: 08 fev. de 2019.
  • BRASIL. Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018). Brasília: 2017. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Como citar:

BEZERRA FILHO, Elizeu Odilon; ESPINDOLA, Elisangela Bastos de Mélo; "Considerações sobre Matemática Financeira e Educação Financeira no Ensino Médio: Uma Breve Análise de Documentos Oficiais e de Livros Didáticos", p. 73-94. Coletânea de estudos de egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-3