Ideologias desencontradas na Jazz Metropolis: a cultura do design no “adapting reúso”
RODA, Rui
Resumo:
A relação entre as dinâmicas de uso informal da cidade e as ideologias de uma cultura do projeto em Design, de forma aplicada ou em tons de meta-ensaios, resultaram em dois importantes vetores produtores de um fértil plâncton de oportunidades para um profícuo diálogo, que aqui se expressa, mas que ao longo do tempo nunca se concretizou. Ambiciona-se a partir desta realidade, promover um espaço de reflexão dedicado à história destes desencontros, destas duas dimensões: a que produziu soluções informais em um contexto de emergência aplicada à refuncionalização da cidade; e uma dimensão antropológica do Design que, na sua ambição, declarava uma autonomia no interior dos espaços construídos da cidade. É neste contexto que ouso construir a metáfora resultante de Jazz com Metropolis. Conjuntamente Jazz Metropolis sugere uma oposição ao ‘modelo tradicional’ de cidade, construída pelo teorema da modernidade enquanto variável independente e autônoma. Esta metáfora sintetiza uma outra alternativa de cidade, construída por um novo território permeável à improvisação, à elasticidade, às forças não programáveis, à espontaneidade de natureza social, de mercado e cultura, capazes de alterar continuamente a fisionomia e natureza deste território.
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DOI: 10.5151/9788580392661-29
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Como citar:
RODA, Rui; "Ideologias desencontradas na Jazz Metropolis: a cultura do design no “adapting reúso”", p. 373-384. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-29