Ideologias desencontradas na Jazz Metropolis: a cultura do design no “adapting reúso”

RODA, Rui

Resumo:

A relação entre as dinâmicas de uso informal da cidade e as ideologias de uma cultura do projeto em Design, de forma aplicada ou em tons de meta-ensaios, resultaram em dois importantes vetores produtores de um fértil plâncton de oportunidades para um profícuo diálogo, que aqui se expressa, mas que ao longo do tempo nunca se concretizou. Ambiciona-se a partir desta realidade, promover um espaço de reflexão dedicado à história destes desencontros, destas duas dimensões: a que produziu soluções informais em um contexto de emergência aplicada à refuncionalização da cidade; e uma dimensão antropológica do Design que, na sua ambição, declarava uma autonomia no interior dos espaços construídos da cidade.

É neste contexto que ouso construir a metáfora resultante de Jazz com Metropolis. Conjuntamente Jazz Metropolis sugere uma oposição ao ‘modelo tradicional’ de cidade, construída pelo teorema da modernidade enquanto variável independente e autônoma. Esta metáfora sintetiza uma outra alternativa de cidade, construída por um novo território permeável à improvisação, à elasticidade, às forças não programáveis, à espontaneidade de natureza social, de mercado e cultura, capazes de alterar continuamente a fisionomia e natureza deste território.

27 downloads

DOI: 10.5151/9788580392661-29

Referências bibliográficas
  • BAUMAN, Z. La società dell’incertezza. Bologna: Il Molino, 1999.
  • ______. Liquid Modernity. Oxford: Polity Press, 2000.
  • BEGUINOT, C. L’arquitettura è intelligente se è capace di (inter) connettere.
  • Telema, v. 15, Inverno, 1998.
  • BELL, D. The coming of Post-Industrial Society. New York: Ed. Basic Books, 1973.
  • BRANZI, A. Design Italiano. Una Modernità incompleta. Milano: Baldini &
  • Castaldi, 1999.
  • CUNNINGHAM, S. The Restoration Economy – The greatest new growth frontier.
  • San Francisco: Berret-Koehler, 2002.
  • DANSERO, E. Dentro ai Vuoti. Dismissione industriale e transformazioni urbane
  • a Torino. Torino: Libreria Cortina, 1993.
  • FLORIDA, R. The the rise of the Creative Class. New York: Basic Books, 2002.
  • ______. The Flight of the Creative Class. New York: Harpe Business, 2005.
  • FRIEDMAN, T. The World is Flat. London: Penguin, 2005.
  • GALLINO, L. Se tre milioni vi sembran pochi. Sui modi per combattere la disoccupazione.
  • Torino: Einaudi, 1998.
  • HOWKINS, J. The Creative Economy. London: Penguin, 2002.
  • IIID EXPERT FORUM FOR KNOWLEDGE. 2004. Preparing for the Future of
  • Knowledge Presentation [video]. Disponível em: <http://www.knowledgepresentation.
  • org/BuildingTheFuture/Summaries/Sanders_summary/Sanders-
  • Quicktime/SandersMovie.html>. Acesso em: 22 maio 2007.
  • JACOBS, J. The death and life of great american cities. New York: Vintage, 1989.
  • KELLY, K. Out of Control. La nuova biologia delle machine, dei sistemi sociali e
  • dell’economia globale. Milano: URRA, 1994.
  • KOSTELANETZ, R. SoHo. The rise and Fall of an Artists’ Colony. New York:
  • Routledge, 2003.
  • LANDRY, C. Creative City. A Toolkit for Urban Innovaitors. London: Earthscan,
  • 2000.
  • LONGO, G. Nasce l’homo technologicus facciamo che sia anche umano. Telema,
  • v. 24, Primavera, 2001.
  • LONGO, G. Il Simbionte. Prove di umanità futura. Roma: Meltemi, 2003.
  • LYNCH, K. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1988.
  • MONTANER, J. A Modernidade Superada. Barcelona: GG, 1997.
  • MUMFORD, E. The CIAM Discourse on Urbanism, 1928-1960. Cambridge,
  • MA: MIT Press, 2000.
  • MUMFORD, L. A cidade na história: suas origens, desenvolvimento e perspectivas.
  • São Paulo: Martins Fontes, 1982.
  • PEREIRA. M. Conversion of Buildings in New York & London: Planning, politics,
  • profitability and preference. Tokyo, Doctoral Thesis presented at Graduate
  • School of Engineering, Department of Architecture, The University of
  • Tokyo, 16 dez. 2004.
  • RIFKIN, J. The end of work. New York: Tarcher Penguin, 1996.
  • ______. L’era dell’accesso. La rivoluzione della new economy. Milão: Mondadori,
  • 2000.
  • ROBERTSON, R. Mappare la condizione globale: la Globalizzazione come concetto
  • centrale. Roma: SEAM, 1996.
  • RODA, R. Design to reuse abandoned buildings. Enabling flexibility and connection
  • in the contemporary metropolis. Milan, Doctoral Thesis. Programme in
  • Industrial Design – INDACO Department, Faculty of Design, Politecnico di
  • Milano, Milan, mar. 2003 – abr. 2007.
  • SASSEN, S. Globalizzati e Scontenti. Milano: Saggiatore, 2002.
  • ______. Le città nell’economia globale. Bologna: Il Mulino, 2003.
  • SHIMURA, A. Current situation of area. In KOBAYASHI, S. (Org.). Renovation
  • of district through SOHO conversion. Kyoto: Gakugei, 2005. pp. 88-95.
  • SIMPSON, C. SoHo. The Artist in the City. Chicago: University of Chicago Press,
  • 1981.
  • ZUKIN, S. Loft Living. Culture and capital in Urban Change. New Jersey: Rutgers
  • University Press, 1982.
  • ______. The creation of a “Loft Lifestyle”. Lotus International, n. 66, p. 17-28, 1990.
Como citar:

RODA, Rui; "Ideologias desencontradas na Jazz Metropolis: a cultura do design no “adapting reúso”", p. 373-384. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-29