Letras que flutuam: territórios fluidos da Amazônia

Martins, Fernanda de O.

Resumo:

Este capítulo apresenta uma reflexão sobre a práxis do design, que sobreveio por meio do diálogo entre diversas camadas territoriais. Tratará mais especialmente do projeto “Letras que flutuam”, cujo objetivo maior é revelar um saber amazônico pouco conhecido, a prática de identificar os barcos de madeira ribeirinhos de uma forma particular.

O projeto iniciou-se de forma espontânea em 2004, a partir das observações de uma designer, tipógrafa recém-chegada na Amazônia. Ao se deparar com uma manifestação cultural local pouco percebida – a maneira específica com que os barcos de madeira populares eram identificados –, iniciou um levantamento fotográfico sistemático dos exemplares encontrados ao longo de seu cotidiano profissional. Tornou-se um projeto de pesquisa formal, já denominado Letras que flutuam em 2006 e foi apresentado ao Programa de especialização lato senso do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. A monografia apresentada analisava a manifestação sob o olhar do Design, isto é, avaliando os pontos de contato entre os letreiros dos barcos com a Tipografia Vitoriana do século XIX. A continuidade da pesquisa levou a outros desdobramentos: foi selecionada em 2013 no prêmio Amazônia Cultural do Ministério da Cultura para a realização de mapeamento dos mestres que atuam no Pará e gerou diversos produtos, como vídeo-documentário, exposições, a realização de oficinas de capacitação e criatividade no Brasil e na Colômbia, o desenvolvimento de estratégias de interação entre os abridores de letra e de valorização e reconhecimento deste saber-fazer tradicional.

47 downloads

DOI: 10.5151/9788580392661-26

Referências bibliográficas
  • CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade.
  • São Paulo: EDUSP, 1997.
  • ______. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio
  • de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
  • ______. A Globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
  • ______. Diferentes, desiguais e desconectados – mapas da interculturalidade. Rio
  • de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
  • CARDOSO, R. (Org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história
  • gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005
  • BAUMANN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005
  • BRINGHURST, R. Elementos do Estilo Tipográfico 3.0. São Paulo: Cosac Naify,
  • 2005
  • FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro:
  • 2AB, 1998
  • FRUTIGER, A. En torno de la tipografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002
  • ______. Sinais e Símbolos: Desenho Projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes,
  • 1999
  • GRAY, N. Nineteenth Century Ornamented Typefaces. Oxford: Faber and Faber, 1976
  • HALLEWELL, L. O livro no Brasil: Sua história. São Paulo: EdUSP, 2005.
  • HELLER, S. Linguagens do Design: compreendendo o Design Gráfico. São Paulo:
  • Rosari, 2007
  • HELLER, S.; FILI, L. Typology: Type design from the Victorian era to the digital
  • era. San Francisco: Chronicle Books, 1999
  • HELLER, S.; PYONOR, R. Looking Closer 3: Classic Writings on Graphic Design.
  • New York: Allworth Press, 1999
  • HORCADES, C. A evolução da Escrita: História Ilustrada. Rio de Janeiro: Senac,
  • 2004
  • INSTITUTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Programa
  • Nacional do Patrimônio Imaterial. Instituído pelo Decreto n° 3.551,
  • de 4 de agosto de 2000.
  • JEAN, G. A Escrita – memória dos homens. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
  • KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais.
  • São Paulo: Nobel, 2009.
  • LAWSON, A. Anatomy of a Typeface. Boston: David R. Godine, 1990
  • LIMA, M. D. Ver-o-Peso, patrimônio e práticas sociais: uma abordagem etnográfica
  • da feira mais famosa de Belém do Pará. Dissertação (Mestrado em
  • Antropologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal
  • do Pará, Belém, 2008.
  • LOUREIRO, P. Cultura Amazônica: Uma poética do imaginário. Col. Obras reunidas,
  • v. 4. São Paulo: Escrituras, 2000
  • ______. As fontes do olhar. Revista de Cultura, Fortaleza/São Paulo, n. 8, jan. 2001.
  • MANDEL, L. Escritas; espelho dos Homens e das sociedades. São Paulo: Rosari,
  • 2006
  • MAN, J. A revolução de Gutenberg. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004
  • MARTIN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação
  • na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
  • MARTINS, B. G. Tipografia Popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano.
  • São Paulo: Annablume, 2007
  • MARTINS, F. O. Letras que flutuam – O universo ribeirinho e a tipografia vitoriana.
  • Monografia apresentada ao Curso de especialização em Semiótica e
  • Cultura Visual da Universidade Federal do Pará, 2008.
  • MARTINS, F. O.; SILVA, S. B. Participatory Branding Development with communities
  • – based groups: The case of the Ver As Ervas Association – traditional
  • knowledge associated to the Amazon rainforest biodiversity. In: I International
  • Symposium on Sustainable Design – I Simpósio Brasileiro de Design
  • Sustentável, Curitiba, September 4th – 6th, 2007.
  • ______. Identidade & Sustentabilidade: a abordagem participativa em design
  • como ferramenta de reflexão sobre a Identidade de associações de base comunitária.
  • In: II International Symposium on Sustainable Design – II Simpósio
  • Brasileiro de Design Sustentável, São Paulo, November 5th – 6th, 2009.
  • SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura.
  • São Paulo: Paulus, 2003
  • SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São
  • Paulo: Cortez, 2000.
  • ______. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de
  • saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, 2007.
  • SCHOEPE, D. George Huebner, 1862-1935, um fotógrafo em Manaus. São Paulo:
  • Metalivros, 2005.
  • SEMERARO, C. M. (Org.). História da tipografia no Brasil. São Paulo: Museu de
  • Arte de São Paulo, 1979
  • SESMA, Manuel. Tipografismo: Aproximação a una estética de la letra. Barcelona:
  • Paidós Ibérica, 2003.
  • SOUZA, M. Afinal, quem é mais moderno neste país? Estudos avançados [online],
  • 2005, v. 19, n. 53, p. 87-96.
  • RIZZINI, C. O jornalismo antes da Tipografia. São Paulo: Companhia Nacional, 1977.
  • ROMERO, M. Apostila “n1h03b” – Cátedra Cosgaya. Buenos Aires: FADU/Universidade
  • de Buenos Aires, 2005.
  • TRACY, W. Letters of Credit: a View of Type Design. Boston: David Godine, 2003.
  • TUPIASSU, A. Riso e pranto nos mares do descobrimento ou ensaios sobre História
  • e Poesia. Belém: UNAMA, 2000
  • URE, J. Invasores do Amazonas. Rio de Janeiro: Record, 1986.
Como citar:

MARTINS, Fernanda de O.; "Letras que flutuam: territórios fluidos da Amazônia", p. 335-348. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-26