Letras que flutuam: territórios fluidos da Amazônia

MARTINS, Fernanda de O.;

Resumo:

Este capítulo apresenta uma reflexão sobre a práxis do design, que sobreveio por meio do diálogo entre diversas camadas territoriais. Tratará mais especialmente do projeto “Letras que flutuam”, cujo objetivo maior é revelar um saber amazônico pouco conhecido, a prática de identificar os barcos de madeira ribeirinhos de uma forma particular.O projeto iniciou-se de forma espontânea em 2004, a partir das observações de uma designer, tipógrafa recém-chegada na Amazônia. Ao se deparar com uma manifestação cultural local pouco percebida – a maneira específica com que os barcos de madeira populares eram identificados –, iniciou um levantamento fotográfico sistemático dos exemplares encontrados ao longo de seu cotidiano profissional. Tornou-se um projeto de pesquisa formal, já denominado Letras que flutuam em 2006 e foi apresentado ao Programa de especialização lato senso do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. A monografia apresentada analisava a manifestação sob o olhar do Design, isto é, avaliando os pontos de contato entre os letreiros dos barcos com a Tipografia Vitoriana do século XIX. A continuidade da pesquisa levou a outros desdobramentos: foi selecionada em 2013 no prêmio Amazônia Cultural do Ministério da Cultura para a realização de mapeamento dos mestres que atuam no Pará e gerou diversos produtos, como vídeo-documentário, exposições, a realização de oficinas de capacitação e criatividade no Brasil e na Colômbia, o desenvolvimento de estratégias de interação entre os abridores de letra e de valorização e reconhecimento deste saber-fazer tradicional.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392661-26

Referências bibliográficas
  • CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. ______. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. ______. A Globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003. ______. Diferentes, desiguais e desconectados – mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. CARDOSO, R. (Org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005 BAUMANN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005 BRINGHURST, R. Elementos do Estilo Tipográfico 3.0. São Paulo: Cosac Naify, 2005 FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998 FRUTIGER, A. En torno de la tipografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002 ______. Sinais e Símbolos: Desenho Projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 1999 GRAY, N. Nineteenth Century Ornamented Typefaces. Oxford: Faber and Faber, 1976 HALLEWELL, L. O livro no Brasil: Sua história. São Paulo: EdUSP, 2005. HELLER, S. Linguagens do Design: compreendendo o Design Gráfico. São Paulo: Rosari, 2007 HELLER, S.; FILI, L. Typology: Type design from the Victorian era to the digital era. San Francisco: Chronicle Books, 1999 HELLER, S.; PYONOR, R. Looking Closer 3: Classic Writings on Graphic Design. New York: Allworth Press, 1999 HORCADES, C. A evolução da Escrita: História Ilustrada. Rio de Janeiro: Senac, 2004 INSTITUTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Instituído pelo Decreto n° 3.551, de 4 de agosto de 2000. JEAN, G. A Escrita – memória dos homens. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Nobel, 2009. LAWSON, A. Anatomy of a Typeface. Boston: David R. Godine, 1990 LIMA, M. D. Ver-o-Peso, patrimônio e práticas sociais: uma abordagem etnográfica da feira mais famosa de Belém do Pará. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. LOUREIRO, P. Cultura Amazônica: Uma poética do imaginário. Col. Obras reunidas, v. 4. São Paulo: Escrituras, 2000 ______. As fontes do olhar. Revista de Cultura, Fortaleza/São Paulo, n. 8, jan. 2001. MANDEL, L. Escritas; espelho dos Homens e das sociedades. São Paulo: Rosari, 2006 MAN, J. A revolução de Gutenberg. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004 MARTIN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004. MARTINS, B. G. Tipografia Popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano. São Paulo: Annablume, 2007 MARTINS, F. O. Letras que flutuam – O universo ribeirinho e a tipografia vitoriana. Monografia apresentada ao Curso de especialização em Semiótica e Cultura Visual da Universidade Federal do Pará, 2008. MARTINS, F. O.; SILVA, S. B. Participatory Branding Development with communities – based groups: The case of the Ver As Ervas Association – traditional knowledge associated to the Amazon rainforest biodiversity. In: I International Symposium on Sustainable Design – I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, Curitiba, September 4th – 6th, 2007. ______. Identidade & Sustentabilidade: a abordagem participativa em design como ferramenta de reflexão sobre a Identidade de associações de base comunitária. In: II International Symposium on Sustainable Design – II Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, São Paulo, November 5th – 6th, 2009. SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003 SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2000. ______. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, 2007. SCHOEPE, D. George Huebner, 1862-1935, um fotógrafo em Manaus. São Paulo: Metalivros, 2005. SEMERARO, C. M. (Org.). História da tipografia no Brasil. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1979 SESMA, Manuel. Tipografismo: Aproximação a una estética de la letra. Barcelona: Paidós Ibérica, 2003. SOUZA, M. Afinal, quem é mais moderno neste país? Estudos avançados [online], 2005, v. 19, n. 53, p. 87-96. RIZZINI, C. O jornalismo antes da Tipografia. São Paulo: Companhia Nacional, 1977. ROMERO, M. Apostila “n1h03b” – Cátedra Cosgaya. Buenos Aires: FADU/Universidade de Buenos Aires, 2005. TRACY, W. Letters of Credit: a View of Type Design. Boston: David Godine, 2003. TUPIASSU, A. Riso e pranto nos mares do descobrimento ou ensaios sobre História e Poesia. Belém: UNAMA, 2000 URE, J. Invasores do Amazonas. Rio de Janeiro: Record, 1986.
Como citar:

MARTINS, Fernanda de O.; "Letras que flutuam: territórios fluidos da Amazônia", p. 335 -348. In: Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-26