Design Universal Aplicado à Educação Inclusiva: O Caso de uma Escola de Referência em Inclusão no Recife - PE

Leão, Yasmin van der Linden Remígio ; Silva, Germannya D'Garcia Araújo ; Martins, Laura Bezerra

Resumo:

O presente artigo apresenta os primeirosresultados da pesquisa de mestrado, em andamento, que objetiva desenvolver umaabordagem sistêmica entre a Educação Inclusiva e o Design Universal, voltadosàs crianças com autismo, direcionada ao desenvolvimento de materiaispedagógicos de baixo custo para a rede de educação pública do município deRecife/PE. Em parceria com a Secretaria de Educação Especial do Recife, aunidade de pesquisa escolhida foi a Escola Municipal do Engenho do Meio, por sera escola de referência em educação inclusiva do município. O método propostopara esta investigação foi baseado no conjunto de ferramentas User-CapacityToolkit, utilizando a fase de levantamento de dados para identificação dospontos de convergência e divergência entre os dados obtidos de natureza teóricae em campo. Como resultado da primeira etapa percebe-se que a proposição dematerial instrucional voltado aos professores do ensino fundamental é umademanda emergente ao desenvolvimento de materiais didáticos para educaçãoinclusiva.

42 downloads

design

DOI: 10.5151/9786555502077-25

Referências bibliográficas
  • PICHLER, Rosimeri Franck; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino. User-Capacity Toolkit. Florianópolis: NGD/UFSC, 2019. Disponível em: <www.ngd.ufsc.br>. Acesso em: 20. Mai.2022.
  • PICHLER, Rosimeri Franck. User-Capacity Toolkit: conjunto de ferramentas para guiar equipes multidisciplinares nas etapas de levantamento, organização e análise de dados em projetos de Tecnologia Assistiva. Tese (Doutorado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 297 p., 2019.
  • QEDU. Escola Municipal do Engenho do Meio (2021). Disponível em: https://novo.qedu.org.br/escola/26127377-em-engenho-do-meio. Acessado em: 24. Jun. 2022
Como citar:

LEÃO, Yasmin van der Linden Remígio; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo; MARTINS, Laura Bezerra; "Design Universal Aplicado à Educação Inclusiva: O Caso de uma Escola de Referência em Inclusão no Recife - PE", p. 398-415. Anais II Seminário de pesquisa PPGDesign UFPE2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-25