Coleções de Dados Brasileiras para o Ensino de Português

Vieira, Marcia dos Santos Machado ; Barbosa, Juliana Bertucci

Resumo:

No Brasil – um país plurilíngue com mais de duzentos milhões de falantes do Português –, a diversidade sociolinguística é patrimônio cultural que, embora esteja documentado em algumas coleções de dados linguísticos, carece de documentação via parâmetros de constituição de acervos de memória nacionalmente definidos. Coleções desse patrimônio heterogêneo podem ser exploradas em (inter)ações de ensino em contexto de língua materna e não materna, em outras ações discursivas relativas a tradução, interpretação, legendagem, dublagem, bem como em outras áreas do saber. Conscientes do potencial desse patrimônio, seis pesquisadores do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) desenharam um projeto de repositório digital nacional para a catalogação e/ou a reunião das coleções brasileiras existentes e a serem constituídas: a Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira. Este capítulo visa a oferecer ao leitor informações sobre coleções de dados de fala e escrita do território brasileiro e sobre o projeto de repositório, que está em desenvolvimento na Associação Brasileira de Linguística ABRALIN). Assim, busca-se contribuir para um trabalho com Português que promova atenção e respeito à diversidade linguística e sociocultural, aos modos de vida da população no Brasil.

36 downloads

LINGUISTICA, Língua portuguesa, Português, ensino de português, variação linguística, sociolinguística

DOI: 10.5151/9786555501315-21

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, Juliana Bertucci; FREIRE, Deolinda de Jesus. A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira. In: Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 2020, p. 651–673. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:1PJo5FkeOT0J:https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2714+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 10 out. 2021.
  • BERBER SARDINHA, Tony; BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Cecília; CAMARGO, Zuleica; SAPGNUOLO, Renata Lamberti; BRAZ, Arianne Alfonso Brogini. Portal multimodal/multilíngue para o avanço da ciência aberta nas Humanidades. Cadernos de Linguística, 2(4), 1-16. DOI 10.25189/2675-4916.2021.V2.N4.ID406 https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/406/533.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.
Como citar:

VIEIRA, Marcia dos Santos Machado; BARBOSA, Juliana Bertucci; "Coleções de Dados Brasileiras para o Ensino de Português", p. 335-346. Variação e ensino de português no mundo: Variation et Enseignement de Portugais Dans le Monde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501315, DOI 10.5151/9786555501315-21