Uma Proposta de Ampliação da Diversidade de Participantes para as Fases Projetuais de um Método de Ensino de Criação de Sistemas de Identidades Visuais
Matos, Silvia ; Coutinho, Solange Galvão
Resumo:
O artigo apresenta uma proposta de ampliação departicipantes para compor as fases projetuais de um método, em desenvolvimento,com a intenção de apoiar o ensino de criação de sistemas de identidades visuais.A partir de revisão bibliográfica e de uma analogia com a psicologia sobre odesenvolvimento interpessoal, o modelo da Janela de Johari, sugere-se que areunião (briefing) somente com os clientes não é suficiente para se perceber osatributos de uma instituição. Por meio da influência do design participativo eda aprendizagem do processo do fazer artesanal nas rodas de fuxico, reflete-sesobre a importância de se incluir no processo de criação, para além dosclientes, outros participantes ativos, como designers e diversos tipos desujeitos. Considerou-se uma tipificação para estes sujeitos, entendendo que nãopodem ser generalizados como um tipo alvo. Além disso, destacou-se aimportância não apenas dos apoiadores do processo, mas daqueles com posiçõesdivergentes.
45 downloads
DOI: 10.5151/9786555502077-20
Referências bibliográficas
- NORMAN, Donan. O design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
- PEÓN, Maria Luisa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2011.
- SANDERS, Elizabeth B.-N. Perspectives on Design in Participation. In: Wer Gestaltet die Gestaltung? Praxis, Theorie und Geschichte des Partizipatorischen Designs, Mareis, C., Held, M. and Joost, G. (Hg.), Verlag, 2013.
Como citar:
MATOS, Silvia; COUTINHO, Solange Galvão; "Uma Proposta de Ampliação da Diversidade de Participantes para as Fases Projetuais de um Método de Ensino de Criação de Sistemas de Identidades Visuais", p. 336-355. Anais II Seminário de pesquisa PPGDesign UFPE2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-20