Jogabilidade em jogos educacionais para crianças com discalculia

Cezarotto, Matheus Araujo ; Battaiola, André Luiz

Resumo:

Kucian e von Aster [2015] apontam que a sociedade ainda subestima a relevância da compreensão numérica na vida quotidiana, inclusive das crianças. Para esses autores, as habilidades matemáticas são essências

no dia a dia de qualquer indivíduo. A comissão do parlamento britânico, por exemplo, classifica o conhecimento matemático como parte do conceito “capital mental”, o qual aborda sobre o desenvolvimento intelectual da população e suas contribuições para a economia da sociedade [COOPER et al., 2010]. Diante disso, em uma comunidade, os transtornos de aprendizagem, como, por exemplo, a discalculia do desenvolvimento (DD), são considerados um dos principais causadores de prejuízos ao capital mental [HAASE et al., 2012]. Em síntese, a discalculia é um transtorno específico que afeta a capacidade de aprendizagem da matemática [KAUFMANN e VON ASTER, 2012] O uso de intervenções computadorizadas para remediar a discalculia do desenvolvimento demonstra ser uma abordagem promissora [Käser et al. 2013].

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DOI: 10.5151/9788580393040-20

Referências bibliográficas
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Como citar:

CEZAROTTO, Matheus Araujo; BATTAIOLA, André Luiz; "Jogabilidade em jogos educacionais para crianças com discalculia", p. 250-266. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393040, DOI 10.5151/9788580393040-20