ARGUMENTO DA AUTORIDADE

Cipiniuk, Alberto

Resumo:

Em minhas investigações sobre os pares das escolas de design, pude observar que, na formação do habitus individual dessa parcela da pequena burguesia, ter passado por “boas escolas” era um argumento invocado normalmente para se classificarem como membros da burguesia, embora fossem apenas pequeno-burgueses. Então, me perguntei sobre o motivo dessa insistência, no fato de quase todos mencionarem ter estudado em “boas escolas”. Entretanto, essa menção era totalmente naturalizada, eles não a percebiam como decisiva em suas formações. Era algo que todos possuíam, algo visto como sendo sem importância. Na verdade, tínhamos aqui um aspecto importante do habitus docente, que é a aspiração de ascensão social dessa classe social, conforme já havíamos mencionado mais acima, mas penso aqui que devemos indicar que eles – os pequeno-burgueses – pretendem aparecer como possuidores de atitudes de rebeldia em relação às suas origens de “boas famílias”, embora não tenham “boas famílias” como origem e nunca tenham sido rebeldes.

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DOI: 10.5151/9788580392685-20

Como citar:

CIPINIUK, Alberto; "ARGUMENTO DA AUTORIDADE", p. 160-162. O campo do design e a crise do monopólio da crença. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392685, DOI 10.5151/9788580392685-20