Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió
Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió
Andrade, David Alves de; Filho, Lourival Costa;
Resumo:
Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade atrativa percebida em espaços ditos instagramáveis na cidade de Maceió. Busca-se, mais especificamente, identificar atributos perceptuais/cognitivos que influenciam na atratividade percebida nesses espaços, bem como testar se essas variáveis são aderentes para a avaliação pretendida e analisar se há consenso dos resultados obtidos entre moradores locais e turistas. A Teoria das Facetas foi escolhida para estruturar a investigação empírica, se valendo-se de um questionário online como método para coletar os dados, sendo estes analisados através da técnica estatística denominada Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA). Espera-se que a avaliação afetiva aqui proposta possa prover informações empíricas que ajudem a direcionar decisões que permitam uma experiência positiva e enriquecedora para os usuários da cidade.
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Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade atrativa percebida em espaços ditos instagramáveis na cidade de Maceió. Busca-se, mais especificamente, identificar atributos perceptuais/cognitivos que influenciam na atratividade percebida nesses espaços, bem como testar se essas variáveis são aderentes para a avaliação pretendida e analisar se há consenso dos resultados obtidos entre moradores locais e turistas. A Teoria das Facetas foi escolhida para estruturar a investigação empírica, se valendo-se de um questionário online como método para coletar os dados, sendo estes analisados através da técnica estatística denominada Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA). Espera-se que a avaliação afetiva aqui proposta possa prover informações empíricas que ajudem a direcionar decisões que permitam uma experiência positiva e enriquecedora para os usuários da cidade.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503463-19
Referências bibliográficas
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CULLEN, G. Paisagem urbana. Lisboa: Edições 70, 2006.
DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. Companhia
das Letras, 2012.
LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Como citar:
ANDRADE, David Alves de; FILHO, Lourival Costa;
"Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió",
p. 348 -363.
In:
Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463,
DOI 10.5151/9786555503463-19