Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió

Andrade, David Alves de ; Filho, Lourival Costa

Resumo:

Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade atrativa percebida em espaços ditos instagramáveis na cidade de Maceió. Busca-se, mais especificamente, identificar atributos perceptuais/cognitivos que influenciam na atratividade percebida nesses espaços, bem como testar se essas variáveis são aderentes para a avaliação pretendida e analisar se há consenso dos resultados obtidos entre moradores locais e turistas. A Teoria das Facetas foi escolhida para estruturar a investigação empírica, se valendo-se de um questionário online como método para coletar os dados, sendo estes analisados através da técnica estatística denominada Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA). Espera-se que a avaliação afetiva aqui proposta possa prover informações empíricas que ajudem a direcionar decisões que permitam uma experiência positiva e enriquecedora para os usuários da cidade.

51 downloads

design

DOI: 10.5151/9786555503463-19

Referências bibliográficas
  • CULLEN, G. Paisagem urbana. Lisboa: Edições 70, 2006.
  • DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. Companhia
  • das Letras, 2012.
  • LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Como citar:

ANDRADE, David Alves de; FILHO, Lourival Costa; "Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió", p. 352-367. Anais III Seminário de Pesquisa PPGDesign UFPE2023: design [em fronteira]. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-19