Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió

Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió

Andrade, David Alves de; Filho, Lourival Costa;

Resumo:

Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade atrativa percebida em espaços ditos instagramáveis na cidade de Maceió. Busca-se, mais especificamente, identificar atributos perceptuais/cognitivos que influenciam na atratividade percebida nesses espaços, bem como testar se essas variáveis são aderentes para a avaliação pretendida e analisar se há consenso dos resultados obtidos entre moradores locais e turistas. A Teoria das Facetas foi escolhida para estruturar a investigação empírica, se valendo-se de um questionário online como método para coletar os dados, sendo estes analisados através da técnica estatística denominada Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA). Espera-se que a avaliação afetiva aqui proposta possa prover informações empíricas que ajudem a direcionar decisões que permitam uma experiência positiva e enriquecedora para os usuários da cidade.

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Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade atrativa percebida em espaços ditos instagramáveis na cidade de Maceió. Busca-se, mais especificamente, identificar atributos perceptuais/cognitivos que influenciam na atratividade percebida nesses espaços, bem como testar se essas variáveis são aderentes para a avaliação pretendida e analisar se há consenso dos resultados obtidos entre moradores locais e turistas. A Teoria das Facetas foi escolhida para estruturar a investigação empírica, se valendo-se de um questionário online como método para coletar os dados, sendo estes analisados através da técnica estatística denominada Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA). Espera-se que a avaliação afetiva aqui proposta possa prover informações empíricas que ajudem a direcionar decisões que permitam uma experiência positiva e enriquecedora para os usuários da cidade.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503463-19

Referências bibliográficas
  • CULLEN, G. Paisagem urbana. Lisboa: Edições 70, 2006.
    DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. Companhia
    das Letras, 2012.
    LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Como citar:

ANDRADE, David Alves de; FILHO, Lourival Costa; "Marcos e Marcas na Paisagem Urbana: Avaliação Afetiva de Espaços Instagramáveis na Cidade de Maceió", p. 348 -363. In: Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-19