Especificação de um projeto para desenvolvimento de objetos de aprendizagem interativo

Torres, José ; Mendes, Angelita ; Souza, Márcio

Resumo:

Resultados nada promissores sobre a educação no mundo, seja no que tange à universalização, à qualidade do ensino e da aprendizagem ou ao atendimento aos diferentes estilos de aprender contidos em cada estudante

impulsionam o investimento para criação, adaptação e disseminação de tecnologias, fortalecendo a Educação a distância e os conteúdos abertos como forma para atingir mais e mais jovens e adultos. Renomadas
universidades de todo o mundo rendem-se ao alcance de milhares de pessoas ao redor do mundo em função do acesso que a internet proporciona. Dai que pensar materiais apropriados tornam-se uma enorme necessidade, pois não cabe mais a mera disponibilização de materiais tradicionais nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem – AVEA. Nesse sentido, a condição sine qua non é a qualidade dos conteúdos dispostos nesses espaços, tematizando a uma necessidade imediata de elaboração de adequados Objetos de Aprendizagem. Para Braga (2014), Objetos de Aprendizagem são unidades digitais, catalogados e disponibilizados em repositórios
na Internet para serem utilizados no ensino e na aprendizagem. Esses são constituídos a partir de diversos recursos como vídeo, jogos e textos, por exemplo, nominados individualmente de componentes ou elementos constituintes. O Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica – IEEE -, definiu Objetos de Aprendizagem como qualquer entidade, digital ou não, que pode ser usada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela tecnologia; todavia, Abarca (2014) defende que atualmente um Objeto de Aprendizagem inclui mais elementos gráficos em detrimento da redução de conteúdos textuais extensos, tornando-o mais atrativo. 

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DOI: 10.5151/9788580393040-19

Referências bibliográficas
  • ABARCA, Reyna Melara (2014) et al. Wikification of Learning Objects Using Metadata as an Alternative Context for Disambiguation. Computación y Sistemas, Vol. 18, No. 4, 2014, pp. 755–765. BELLOCH, Consuelo (2017). Diseño Instrucional. Acessado em 04.01.2017. BRAGA, Juliana (2014) et al. Objetos de Aprendizagem. Volume 1 - Introdução e Fundamentos. Santo André, SP. Editora da UFABC. Coleção INTERA. _____ (2014) et al. Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, SP. Editora da UFABC. Coleção INTERA. COSTA, Ismael Antiqueira et al. (2014). Matriz de Design Instrucional da Metodologia para a Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2014. DESSIMONE, Teresa Cristina Gurgel (2006). Design de objetos de aprendizagem com bases na engenharia de software educativo e no design de interação. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará. dezembro de 2006.
Como citar:

TORRES, José; MENDES, Angelita; SOUZA, Márcio; "Especificação de um projeto para desenvolvimento de objetos de aprendizagem interativo", p. 235-249. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393040, DOI 10.5151/9788580393040-19