Retórica, Semiótica e Inventio em o Nome da Rosa: Labirinto, Rosa, Desenho e Desígnio do Criador
Cunha, Andréia Honório da;
Resumo:
Em Albaladejo (1988-1989), a Retórica torna-se instrumento adequado de análise textual ao assentar-se nas operações retóricas - inventio, dispositio, elocutio, memória e actio/pronunciatio. Para o autor, a recuperação deste conjunto de operações traz a possibilidade da conexão adequada entre Retórica e Semiótica. Primeiramente, porque a divisão da Semiótica em sintaxe, semântica e pragmática permite que a inventio, operação retórica, seja caracterizada como uma operação semântica com finalidade à obtenção de um conjunto referencial do texto, e por isso, se constitua como uma fase de construção discursiva nas quais os objetosse estruturam em função da disposição sintática do orador.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555502251-18
Referências bibliográficas
-
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix,1992
PERELMAN, Chaïm. OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a Nova retórica. 2ª edição. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ZILBEBERG,Claude. Elementos da semiótica tensiva. Tradução Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
Como citar:
CUNHA, Andréia Honório da;
"Retórica, Semiótica e Inventio em o Nome da Rosa: Labirinto, Rosa, Desenho e Desígnio do Criador ",
p. 247 -258.
In:
Sistema Retórico: Inventio.
São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502251,
DOI 10.5151/9786555502251-18