Me anima um conto? Design, libras e o ensino de línguas orais a crianças surdas

Crenzel, Silvina Ruth; Zandomeneghico, Ana Lucia Alexandre;

Resumo:

Consideremos a invenção da prensa tipográfica por Johann Gutenberg no século XV como o marco inicial da tecnologia a serviço da comunicação de massa. Desde então, transcorridos quase seiscentos anos, cada

inovação nesse âmbito impactou a vida em sociedade de forma profunda: a chegada do telégrafo, telefone, rádio, cinema, televisão, por citar algumas, foram responsáveis por fortes mudanças no cotidiano das pessoas
integradas ao chamado mundo civilizado. Avançamos ao ponto em que os meios eletrônicos permitem trocas em tempo real, com texto, imagem e voz, pela transmissão de pequenos e grandes volumes de dados de forma quase instantânea, não havendo limitações por onde no globo terrestre estejam emissor e receptor. Os hábitos de uma grande parte da população do planeta vêm se modificando ainda mais drasticamente nas últimas décadas, como resultado dos novos 
recursos que a tecnologia proporciona, em nível revolucionário.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393040-18

Referências bibliográficas
  • ABRAHAMS, M.H. A glossary of literary terms. Fort Worth: Harcourt Brace College, 2000. ALVES, E.de O. O Ensino de Língua Portuguesa para Surdos e a Narrativa em Libras. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=Q2oG7sRxcvI> Acesso em 15/12/2014 BROOKSHIRE, J.; SCHARFF, L. F. V.; MOSES, L. E. The Influence of Illustrations on Children‘s Book Preferences and Comprehension. Reading Psychology. v.23, Is. 4, 2002, p. 323. CAMARGO, L. A relação entre imagem e texto na ilustração de poesia infantil. 1995. Disponível em:. Acesso em: 5 abril. 2007. CRENZEL. S. R.. A ilustração infantil como recurso narrativo - Influência das imagens na leitura de histórias por crianças. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Artes e Design.2009.
Como citar:

CRENZEL, Silvina Ruth; ZANDOMENEGHICO, Ana Lucia Alexandre; "Me anima um conto? Design, libras e o ensino de línguas orais a crianças surdas", p. 219 -234. In: ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria; BATISTA, Claudia Regina. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393040, DOI 10.5151/9788580393040-18