TRÊS FÓRMULAS NARRATIVAS E MAIS UMA PERGUNTA

CIPINIUK, Alberto;

Resumo:

Ora, como foi e como é narrada hoje a história do Campo da Arte e do Design hoje no Brasil? Isto é, como os fatos históricos concretos do passado e do presente são transformados em ideias ou noções abstratas e como elas são inculcadas nos alunos de design? O Campo da Arte e o Campo do Design possuem sua história, suas fórmulas narrativas, ou seja, suas fórmulas de legitimação, cantadas sistematicamente pelos docentes nas escolas de design. O que é eleito para ser narrado como verdade histórica, sabidamente é uma convenção dos pares – dos historiadores do campo –, os quais são os agentes encarregados de contarem isso que chamamos de a verdadeira história do design. No caso da arte vimos que, historicamente, são apresentados majoritariamente enunciados mitológicos84 (que normalmente remetem suas origens a concepções míticas do tempo), cujas fronteiras tendem a se concretizar apenas simbolicamente, nos olhos da mente.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392685-18

Como citar:

CIPINIUK, Alberto; "TRÊS FÓRMULAS NARRATIVAS E MAIS UMA PERGUNTA", p. 140 -144. In: O campo do design e a crise do monopólio da crença. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392685, DOI 10.5151/9788580392685-18