Exclusão social e desenvolvimento moral: contribuições da teoria do raciocínio social

Choi, Paulo Yoo Chul ; Lima, Cintia Paloma Lopes ; Rocha, Samara Oliveira ; Souza, Jackeline Maria de

Resumo:

A exclusão, que se caracteriza pela evitação de contato com indivíduos pertencentes a um grupo alvo de preconceito, emerge como uma característica marcante no mundo social vivenciado pelas crianças (D’Esterre, Samuelson, et al., 2022; Burkholder et al., 2020). À medida que as interações vão se estabelecendo na infância, decisões são tomadas quanto a quem incluir e a quem excluir (Donner et al., 2022; Hwang & Markson, 2020). Embora a ocorrência de exclusão social seja comum nas primeiras relações entre pares, principalmente durante as brincadeiras e as atividades escolares, as suas consequências exercem um impacto significativo no desenvolvimento social e saudável das crianças, manifestando-se em: estresse, ansiedade, depressão, resignação (desamparo aprendido), agressividade, retraimento social, mau desempenho escolar, entre outros (Marinović & Träuble, 2021; Quarmley et al., 2022; Reinhar et al., 2020).

DOI: 10.5151/9786555503340-17

Referências bibliográficas
  • Elenbaas, L., Rizzo, M. T., & Killen, M. (2020). A developmental-science perspective on
  • social inequality. Current Directions in Psychological Science, 29(6), 610-616.
  • Gasser, L., Malti, T., & Buholzer, A. (2013). Children’s moral judgments and moral emotions
  • following exclusion of children with disabilities: relations with inclusive education,
  • age, and contact intensity. Research in Developmental Disabilities, 34(3), 948-958.
  • Glidden, J., D’Esterre, A. P., Butler, L. P., & Killen, M. (2022). Claims of wrongdoing by
  • outgroup members heighten children’s ingroup biases. Acta Psychologica, 230, 103732.
Como citar:

CHOI, Paulo Yoo Chul; LIMA, Cintia Paloma Lopes; ROCHA, Samara Oliveira; SOUZA, Jackeline Maria de; "Exclusão social e desenvolvimento moral: contribuições da teoria do raciocínio social", p. 276-291. Desenvolvimento moral em discussão. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503340, DOI 10.5151/9786555503340-17