Exclusão social e desenvolvimento moral: contribuições da teoria do raciocínio social

Choi, Paulo Yoo Chul ; Lima, Cintia Paloma Lopes ; Rocha, Samara Oliveira ; Souza, Jackeline Maria de

Resumo:

A exclusão, que se caracteriza pela evitação de contato com indivíduos pertencentes a um grupo alvo de preconceito, emerge como uma característica marcante no mundo social vivenciado pelas crianças (D’Esterre, Samuelson, et al., 2022; Burkholder et al., 2020). À medida que as interações vão se estabelecendo na infância, decisões são tomadas quanto a quem incluir e a quem excluir (Donner et al., 2022; Hwang & Markson, 2020). Embora a ocorrência de exclusão social seja comum nas primeiras relações entre pares, principalmente durante as brincadeiras e as atividades escolares, as suas consequências exercem um impacto significativo no desenvolvimento social e saudável das crianças, manifestando-se em: estresse, ansiedade, depressão, resignação (desamparo aprendido), agressividade, retraimento social, mau desempenho escolar, entre outros (Marinović & Träuble, 2021; Quarmley et al., 2022; Reinhar et al., 2020).

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DOI: 10.5151/9786555503340-17

Referências bibliográficas
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Como citar:

CHOI, Paulo Yoo Chul; LIMA, Cintia Paloma Lopes; ROCHA, Samara Oliveira; SOUZA, Jackeline Maria de; "Exclusão social e desenvolvimento moral: contribuições da teoria do raciocínio social", p. 276-291. Desenvolvimento moral em discussão. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503340, DOI 10.5151/9786555503340-17