Reflexões Acerca dos Métodos de Design no Contexto da Educação à Distância com Foco no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Albquerque, Sheila Rodrigues de; Correia, Walter Franklin Marques;

Resumo:

O presente artigo busca apresentar 3 métodos deDesign: Design Science Research (DSR), Design Thinking (DT) e o Design Learning(DL), no intuito de compreender qual método mostra-se mais pertinente e/oudetém de uma melhor estratégia para o desenvolvimento de diretrizes para AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA). A partir de uma breve observação analítica dosconceitos e estrutura dos métodos, identificou-se que o método da DSRdestacou-se em virtude de sua estrutura ser direcionada para a resolução deproblemáticas complexas, uma vez que o AVA é estruturado por Sistemas deGerenciamentos de Curso (SGC). Sendo assim, conclui-se que a DSR possibilita oalcance do objetivo proposto. Ademais, notou-se que os princípios dos métodosdo DT e do DL podem ser interrelacionados com a DSR, tendo em vista os cenáriosvoltados para o AVA, bem como a apresentação de ferramentas importantes para aanálise das experiências dos usuários.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502077-17

Referências bibliográficas
  • SIMONSON, M. et al. Teaching and Learning at a Distance. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. VIANNA et al. Design thinking, inovação e negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Como citar:

ALBQUERQUE, Sheila Rodrigues de; CORREIA, Walter Franklin Marques (org.); "Reflexões Acerca dos Métodos de Design no Contexto da Educação à Distância com Foco no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)", p. 288 -303. In: Anais II SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2022: DESIGN [em fronteira] 22-26AGOSTO2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-17