Memória e Inventio em Chapeuzinho Vermelho nas Recriações de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm

Pituba, Márcia; Pessoa, Tatiana;

Resumo:

Apresentaremos, neste capítulo, o processo de inventio – primeira parte do sistema retórico – nas recriações de Chapeuzinho Vermelho registradas por Perrault (1697) e pelos Irmãos Grimm (1812). Destacaremos, então, nessa primeira parte, que o orador se arma para defender a sua causa ou defender uma opinião alheia. Ressaltaremos as provas retóricas presentes no conto, como penhor de verificação da memória. Dessa forma, nosso objetivo será de verificar como a memória serviu de insumo para os caminhos de busca e de avaliação das provas coletadas pelos recriadores. Assim,a pergunta que norteará essa pesquisa será: de que forma a memória contribuiu no processo de inventio das recriações de Chapeuzinho Vermelho em Perrault enos Grimm?

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DOI: 10.5151/9786555502251-17

Referências bibliográficas
  • COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2010. FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010. GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos maravilhosos infantis e domésticos. Tradução de Cristine Röhrig. São Paulo: Editora 34, 2018.
Como citar:

PITUBA, Márcia; PESSOA, Tatiana; "Memória e Inventio em Chapeuzinho Vermelho nas Recriações de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm", p. 233 -246. In: Sistema Retórico: Inventio. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502251, DOI 10.5151/9786555502251-17