Práticas Cotidianas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria da Confecção de Vestuário no Município de Maringá, Paraná

Linke, Paula Piva; Zanirato, Sílvia Helena;

Resumo:

O texto se refere a uma sínteseda tese de Doutorado defendida no PROCAM, que buscou entender como empresas daconfecção de vestuário lidam com os resíduos resultantes do processo deprodução. Para tanto, voltou-se para o processo produtivo da confecção dovestuário em três empresas selecionadas; a partir dessa seleção, foramanalisadas a geração de resíduos, as normativas legais que se aplicam aogerenciamento de resíduos nas empresas e as posições dos sujeitos que lidamcotidianamente com esse tipo de produção. Como fundamentação teórica, foramprecisos os conceitos de meio ambiente, desenvolvimento, desenvolvimentosustentável e moda. Além disso, com o intuito de apreender as práticascotidianas dos sujeitos envolvidos com a produção do vestuário em relação aosresíduos, foram considerados entendimentos a respeito dos conceitos de habituse representação social. A metodologia de abordagem foi qualitativa, maisespecificamente de estudo de casos múltiplos e análise de entrevistas semiestruturadas,aplicadas aos sujeitos sociais envolvidos com a produção e o gerenciamento dosresíduos. Ao final do processo, constatou-se que, ainda que as normativasnacional e local orientem o gerenciamento dos resíduos de forma a minimizar suaprodução, ainda persistem formas de produzir que não só geram perdassignificativas na indústria da confecção, como há destinação nem sempre corretados resíduos gerados. Considerou-se que tais ações são decorrentes dos limitesda aplicação da normativa e da não assimilação pelas empresas das normasrecomendadas nas leis nacionais e municipais no sentido da não geração deresíduos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-17

Referências bibliográficas
  • BERLIM, L. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012. BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. BRASIL, Lei n. 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/lei-12-305-2010-pnrs/view. Acesso em: ago. 2013.
Como citar:

LINKE, Paula Piva; ZANIRATO, Sílvia Helena; "Práticas Cotidianas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria da Confecção de Vestuário no Município de Maringá, Paraná", p. 351 -366. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-17